ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Consumo

Procon-MS vai acionar MP para fazer acordo com operadoras de telefonia

Superintendente do Procon-MS, Marcelo Salomão, quer viabilizar um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com as empresas

Leonardo Rocha | 10/06/2019 10:30
Superintendente do Procon-MS, Marcelo Salomão, durante entrevista (Foto: Arquivo)
Superintendente do Procon-MS, Marcelo Salomão, durante entrevista (Foto: Arquivo)

O Procon-MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor) vai acionar o Ministério Público Estadual para tentar viabilizar um acordo com as empresas de telefonia celular, em relação as “ligações indesejadas” feitas aos consumidores, que já requisitaram o bloqueio de tais chamadas, para a venda de produtos e serviços.

Marcelo Salomão, superintendente do Procon-MS, disse que a intenção é propor um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), mediado pelo Ministério Público, para que seja firmado as regras nestas ligações de telemarketing. “Sabemos que este serviço (telemarketing) não é ilegal, no entanto quando o consumidor se cadastra para não receber tais ligações, se trata de um abuso e nós estamos autuando”, explicou.

Ele citou que o número de pedidos de bloqueio de telemarketing recebido pelo órgão tem aumentado, o que demonstra o “excesso” de ligações das empresas para vender serviços de internet e telefone. “São muitas reclamações em relação às empresas Claro, Oi, Tim e Vivo, mesmo quando as ligações estão proibidas”, destacou.

Para quem não quer receber as ligações, precisa se cadastrar no sistema “Bloqtel”, por meio do site do Procon-MS, para não receber mais ligações de venda de produtos e serviços. Caso continuem as chamadas, poderá acionar o órgão, que irá notificar as empresas.

O pedido de bloqueio de ligações está previsto no Código de Defesa do Consumidor e na Lei Estadual 3.641/09, que criou o “cadastro para bloqueio de do recebimento de ligações de telemarketing”. Salomão alega que após cadastro no sistema (Bloqtel), as empresas têm 30 dias para se adequar.

Nos siga no Google Notícias