ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Consumo

Professor arrecada vestidos para festa de formatura de 150 meninas da periferia

Thailla Torres | 26/10/2017 07:58
Um vestido de festa que pode fazer a felicidade de muitas meninas. (Foto: Facebook Projeto Princesas).
Um vestido de festa que pode fazer a felicidade de muitas meninas. (Foto: Facebook Projeto Princesas).

Todo mundo já deixou de lado um vestido de festa que não servia mais. Mas agora, ele pode fazer a felicidade de quem precisa e não tem condições de alugar uma peça para a sonhada formatura. Esse é o objetivo do "Projeto Princesas", criado no Dom Antônio Barbosa, para realizar o sonho de 150 meninas no fim de ano.

A iniciativa começou pelo olhar do professor de Educação Física Jessé Fragoso da Cruz, de 29 anos, em contato com a realidade de meninas de 10 a 18 anos que estudam na Escola Estadual Tereza de Noronha.

"São meninas que estão em situações de vulnerabilidade e violência na região. Isso me fez pensar e agir pela transformação de histórias e contextos de vida de cada uma delas. E o grande sentido é elas não se tornam uma princesa simplesmente pelo vestido ou a tiara brilhante, mas por se reconhecerem como meninas e aprenderem como são especiais nesse mundo".

Professor Jessé durante formatura do ano passado. (Foto: Projeto Princesas)
Professor Jessé durante formatura do ano passado. (Foto: Projeto Princesas)

O projeto não é apenas para o entretenimento. No decorrer do ano, Jessé coordena cursos, palestras e atividades que que contribuem no desenvolvimento social, familiar e pessoal de cada menina. "Durante as atividades, elas são encorajadas a refletirem sobre si, buscarem argumentos e se tornarem protagonistas da própria vida, mudando a realidade delas e da própria família".

E a formatura é o fechamento de um ciclo que merece prestígio. "É o dia que elas enxergam todo o processo que passaram durante o ano e se sentem vencedoras. Parece algo simples, mas tem um efeito fortalecedor em que presenciamos meninas longe da violência e da gravidez precoce, que é muito comum nas periferias da cidade".

Dedicado aos projetos sociais, Jessé busca seguir o exemplo dos pais que sempre compartilharam com o próximo o pouco que tinham. "Vim de uma família em que meu pai era um líder comunitário e minha mãe sempre ajudava a comunidade. E isso me fez acreditar que a mudança está nas pequenas iniciativas. No início eram dezenas de meninas, hoje temos 150 envolvidas no projeto".

Este ano, o professor almeja arrecadar o máximo de vestidos para ajudar outras mulheres. "É importante ressaltar que cada menina escolhe seu vestido e fica com ele. Os que não servem, nós incluímos em outro projeto social destinado a aluguéis a preços muito populares".

Quem quiser ajudar o Projeto Princesas, pode entrar em contato com o professor Jessé no telefone: (67) 99242-1324.

Curta o Lado B no Facebook e Instagram.

Nos siga no Google Notícias