ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Lado B

Diretor de rádio recebe prêmio "Betinho" por atitude cidadã em Campo Grande

Elverson Cardozo | 20/12/2013 14:54
Alex Bachega concorreu com outros cinco candidatos da região Centro-Oeste. (Foto: Divulgação)
Alex Bachega concorreu com outros cinco candidatos da região Centro-Oeste. (Foto: Divulgação)

O diretor geral da rádio Blink, Alex Bachega, recebeu, como represente da região Centro Oeste, o prêmio Betinho Atitude Cidadã, de 2013, lançado pelo COEP (Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida). O objetivo da ação, que não distribui recursos financeiros, é valorizar e dar visibilidade a iniciativas sociais e às pessoas que se dedicam à promoção da cidadania.

Bachega concorreu com outros cinco representantes. Dois deles são de Campo Grande: o catador Daniel Arguelho Obelar, que é presidente da Atmaras-MS (Associação dos Trabalhadores de Materiais Recicláveis dos Aterros Sanitários de Mato Grosso do Sul) e Laís Dória, fundadora da Casa de Ensaio. Os outros três são de Goiânia (GO).

Como atua na área de comunicação, o empresário premiado dissemina informações sobre reciclagem, meio ambiente e sustentabilidade por meio da rádio Blink. Bachega mantém o projeto “Saúde dos Catadores”, onde orienta, informa, mobiliza e conscientiza não só a população, mas estes profissionais.

O diretor também coordena o Fórum de Lixo e Cidadania. A formação das cooperativas de catadores e resíduos sólidos, a avaliação de proposições para o código municipal de resíduos e a proposição de audiência público com o objetivo de permitir que carroceiros circulem na área urbana são considerados os principais resultados de sua atuação.

Por telefone, em entrevista ao Lado B, Bachega revelou que soube da premiação na tarde desta sexta-feira (20), pelo Campo Grande News. “Sabia que meu nome estava no site, entre os indicados, mas não que havia sido eleito”.

Para o diretor, o prêmio é o reconhecimento de trabalho desenvolvido. “Mais do que isso, é a importância dada a esses trabalhadores que, muitas vezes, não são vistos, nem lembrados, mas são de fundamental importância na sociedade”, disse, ao comentar que, mais que uma vitória pessoal, isso é a prova de que o apoio à classe deve continuar.

Em sua 6ª edição, o Prêmio Betinho teve como foco os catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis. A iniciativa é uma homenagem ao sociólogo Herbert de Souza, um dos fundadores do COEP.

História - Criado em 1993 em meio à intensa mobilização da sociedade civil deflagrada pelo Movimento pela Ética na Política, o Cômite surgiu com a intenção de somar esforços para implementação de ações voltadas à fome e miséria.

Começou com 30 entidades envolvidas. Hoje, mais de 1,1 mil instituições, de 27 unidades da federação e em 29 municípios, estão envolvidas. O COEP se anuncia como “um dos principais articuladores um dos principais articuladores junto a organizações públicas e privadas para a promoção de iniciativas visando o desenvolvimento humano e social, em especial as realizadas em comunidades de baixa renda de todo o país”.

Nos siga no Google Notícias