ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 19º

Diversão

Bailão abre comemorações dos 100 anos de aparição de Nossa Senhora de Fátima

Bailão do Frei Gregório abre as comemorações da 56ª Festa em honra à santa que há 100 anos apareceu em Fátima

Thailla Torres | 28/04/2017 08:02
Fiéis já esperam pela comemoração a partir desta sexta-feira. (Foto: Marcos Ermínio)
Fiéis já esperam pela comemoração a partir desta sexta-feira. (Foto: Marcos Ermínio)

Com baile, quermesse e celebração especial, começa nesta sexta-feira a 56ª Festa em Honra à Nossa Senhora de Fátima em Campo Grande. As comemorações seguem até 13 de maio.  Para abrir as atividades, hoje tem o famoso Bailão do Frei Gregório, que foi quem iniciou a tradição no bairro Monte Líbano. A festa será ao som do grupo Laço de Ouro, a partir de 20h30 na Igreja Nossa Senhora de Fátima

Além de ser especial este ano, pelo centenário da aparição de Nossa Senhora para 3 irmãos em Fátima, Portugal, o padre Oscar Lagni, 62 anos, lembra que a festa é uma confraternização para aproximar os fiéis e lembrar a história do frei que sempre fará parte da comunidade. "É uma momento de reunir todos para celebrar os 100 anos da aparição de Nossa Senhora de Fátima em Portugal. A igreja comemora 56 anos e o Frei Gregório desenvolveu um papel importante, por isso a festa ganhou esse nome", explica. 

Com apresentação musical, o baile no salão paroquial terá chamamé, polca paraguaia, rancheira, vanerão e xote. "Frei Gregório era um grande incentivador da música. Tocava sanfona e ajudava nos bailes. Quando ele faleceu, continuou esse momento de confraternização com a música e as danças", diz.

Reconhecido, o frei também foi homenageado com seu nome na rua onde está localizada a paróquia. "Era uma pessoa muito querida, humana e cheia de espiritualidade. Conseguia reunir de maneira muito carismática toda comunidade em prol da igreja", lembra Oscar.

Festa já está sendo preparada. (Foto: Marcos Ermínio)
Festa já está sendo preparada. (Foto: Marcos Ermínio)
Comemoração aos 100 anos das aparições de Fátima.
Comemoração aos 100 anos das aparições de Fátima.

Centenário - As aparições de Nossa Senhora em Fátima começaram no dia 13 de maio de 1917, e tiveram como protagonistas três crianças que pastoreavam um pequeno rebanho, na Cova da Iria, freguesia de Fátima, concelho de Vila Nova de Ourém.

Lúcia de Jesus, de 10 anos, e seus primos Francisco e Jacinta Marto, de 9 e 7 anos, respectivamente, saíram de casa após rezar o terço para brincar nas imediações, onde construíam uma pequena casa de pedras.

Enquanto mexiam nas pedras, viram uma luz brilhante, parecida com um relâmpago. Decidiram ir embora, mas foram surpreendidos por outro clarão, que logo se transformou em uma senhora segurando um terço branco.

A Senhora disse as pastorinhos que era preciso rezar muito, convidando-os a voltar ao local durante cinco meses consecutivos, sempre no dia 13, no mesmo horário. Na última aparição, ocorrida no dia 13 de outubro, a santa foi vista por cerca de 70 mil pessoas.

Dezassete anos depois de João Paulo II ter beatificado Francisco e Jacinta, o Papa Francisco fará no dia 13 de maio, em Fátima, a cerimônia de canonização dos dois.

Festa - Após o baile, as comemorações retornam no dia 1º com terço, celebração de missa, coroação e a tradicional quermesse com música e comidas típicas até o dia 13.

O convite para o baile já está sendo vendido e custa R$ 10,00.

A igreja fica na Rua Frei Gregório, 537, Monte Líbano. Informações pelo telefone (67) 3317-4972.

Igreja fica na Rua Frei Gregório, 537, Monte Líbano. (Foto: Marcos Ermínio)
Igreja fica na Rua Frei Gregório, 537, Monte Líbano. (Foto: Marcos Ermínio)
Nos siga no Google Notícias