ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Diversão

Cavalgada deve reunir mais de 200 fiéis para lembrar São Sebastião

Paula Vitorino | 06/01/2013 12:38

No próximo dia 13 de janeiro, mais de 200 cavaleiros participam de cavalgada pelos bairros da região norte de Campo Grande. Esta será a primeira cavalgada realizada durante a 63ª Festa de São Sebastião, o padroeiro do meio rural.

Os festejos acontecem entre 11 e 20 de janeiro e devem reunir mais de 2 mil fiéis. A comunidade irá participar de novenários, missas, noites de confraternização temática, quermesses e churrasco.

Durante a cavalgada comemorativa, os cavaleiros irão acompanhar a imagem do santo em uma procissão de 17 quilômetros e mais de três horas de duração. A concentração acontece a partir das 7h30 na matriz da Paróquia e segue até o Parque do Peão, na saída para Rochedo. No local será realizado leilão de prendas, churrasco e baile em prol da paróquia.

A cavalgada será acompanhada de perto pela cavalaria montada da Polícia Militar e organizada pela Agência Municipal de Trânsito (Agetran).

Devoção - A cavalgada inédita é um resgate às origens da Paróquia São Sebastião, que organiza a Festa, e foi fundada em 1936 como pagamento a uma graça recebida por um fazendeiro campo-grandense. Ele invocou o nome de São Sebastião ao ver seu rebanho ameaçado por uma peste, o gado livrou-se da doença e o fazendeiro doou a área para a construção da capela de São Sebastião, hoje matriz da Paróquia.

Nos primeiros anos, os fiéis chegavam a igreja montados em seus cavalos ou em charretes, pois a região era composta por propriedades rurais, como chácaras, sítios e fazendas.

São Sebastião é o padroeiro dos ruralistas e invocado pelos fiéis aflitos contra a peste, fome e epidemia. O pároco, padre Marcelo Tenório, explica que no ano de 680, epidemia e peste assolavam Roma. Foi quando o Papa pediu que fosse realizada uma procissão com as relíquias do Santo e imediatamente as doenças cessaram. “Os portugueses trouxeram para gente essa devoção e o povo rural começou a invocar São Sebastião contra as epidemias do gado”, esclarece o pároco.

A Paróquia São Sebastião está localizada na Rua Minas Gerais, 549, Bairro Monte Carlo. Telefone: 3317-4863.

Nos siga no Google Notícias