ACOMPANHE-NOS    
AGOSTO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 23º

Diversão

Com 2ª Guerra Mundial como tema, Mostra de Cinema Japonês começa nesta segunda

Evento será no Museu da Imagem e do Som, em homenagem aos 114 anos da chegada dos japoneses no Brasil

Por Adriel Mattos | 26/06/2022 15:47
Cena do filme “O imperador em agosto”. (Foto: Divulgação)
Cena do filme “O imperador em agosto”. (Foto: Divulgação)

Em homenagem aos 114 anos da chegada dos japoneses no Brasil, o MIS (Museu da Imagem e do Som), em Campo Grande, apresenta uma mostra de filmes nesta segunda (26) e terça-feira (27). O evento terá a Segunda Guerra Mundial como pano de fundo, em temas que o público ocidental pouco conhece.

A curadoria é do historiador e engenheiro Celso Higa. Veja a programação abaixo.

Segunda-feira, 27 de junho, às 19h

O imperador em agosto (Nihon no Ichiban Nagai hi) – 2015 – 136 min.

Sinopse: Agosto de 1945, durante os últimos dias da Segunda Guerra Mundial. Após duas bombas jogadas no Japão pelas tropas americanas, o Imperador Hiroito está prestes a anunciar a rendição do país - via rádio- para não sacrificar mais o seu povo. Um grupo de soldados conservadores, que não aceita que o Japão se entregue, ocupa o Palácio Imperial e uma emissora de rádio, para que a  audição sobre a rendição não ocorra.

Terça-feira, 28 de junho, às 19h

A mulher de um espião (Supai no Tsuma) – 2020 – 115 min.

Sinopse: Ambientado na década de 1940. A população do Japão está dividida  a  respeito da participação  do país na Segunda Guerra Mundial. Em Kobe, o comerciante Yusaku (Issey Takahashi) administra uma empresa de tecidos e é casado com Satoko (Yu Aoi). Durante uma viagem de negócios na Manchúria, Yusaku descobre um terrível segredo nacional.  Com intuito de fazer justiça, ele decide divulgar a todos sobre a sua descoberta. Satoko começa a suspeitar que ele está tramando algo.  Logo ela é arrastada para dentro de um jogo enigmático, cheio de tramas. Um thriller romântico numa época turbulenta. Uma releitura dos abusos  do Japão na Segunda Guerra sob o olhar de Kiyoshi Kurosawa.

A entrada é gratuita. O MIS está localizado no 3º andar do Memorial de Cultura e Cidadania Apolônio de Carvalho, que fica na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, no Centro.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias