Espetáculo sobre Lima Barreto chega hoje com sessões gratuitas
A peça mistura história, política e poesia para refletir sobre temas como racismo, loucura e exclusão social

O palco do Sesc Teatro Prosa recebe nesta quinta (8) e sexta-feira (9), às 19h, o espetáculo “Traga-me a cabeça de Lima Barreto”, da Cia. dos Comuns, do Rio de Janeiro. A peça é um monólogo estrelado pelo ator Hilton Cobra e faz parte da nova circulação nacional do espetáculo, que já passou por mais de 140 cidades brasileiras. A entrada é gratuita.
A montagem, dirigida por Onisajé (Fernanda Júlia) e com texto de Luiz Marfuz, propõe uma sessão imaginária de autópsia na cabeça do escritor Lima Barreto. A cena é conduzida por eugenistas do início do século 20, que tentam entender como um homem negro, considerado “intelectualmente inferior” por teorias racistas da época, conseguiu produzir obras literárias tão poderosas.
A peça mistura história, política e poesia para refletir sobre temas como racismo, loucura, exclusão social e o papel de Lima Barreto na literatura brasileira. Trechos de filmes históricos, como Homo Sapiens 1900 e Arquitetura da Destruição, ajudam a contextualizar o ambiente de opressão vivido pelo autor.
Além da força do texto, a performance de Hilton Cobra tem sido aclamada por sua intensidade e profundidade. O ator é fundador da Cia. dos Comuns, grupo que há mais de 20 anos se dedica à valorização da arte negra no teatro brasileiro. Em 2024, a companhia recebeu o Prêmio Shell de Teatro na categoria “Energia que vem da gente”.
Como parte da passagem do espetáculo por Campo Grande, também será feita a doação de uma exposição com fotos e textos sobre a vida de Lima Barreto para uma instituição pública da cidade.
A classificação indicativa é de 14 anos e a entrada é gratuita.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.