ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Diversão

O Natal passou, mas o presépio animado continua aberto à visitação

Elverson Cardozo | 27/12/2012 08:00
25 imagens compõe o presépio, fora os cenários. (Foto: João Garrigó)
25 imagens compõe o presépio, fora os cenários. (Foto: João Garrigó)

Vinte minutos são suficientes para ser apresentando e compreender a história do nascimento do menino Jesus, a crucificação e a sua ressurreição. Tudo isso dentro de uma sala climatizada e de olho no presépio animado, instalado em uma estrutura de 5 por 6 metros quadrados.

É como se fosse um cinema em miniatura, com direito a narração, trilha sonora, iluminação especial e movimento dos personagens principais, representados por imagens em resina. São 25 no total, fora os cenários, moldados com isopor.

Como em uma sala de projeção, as luzes, para que o espetáculo comece, são apagadas. Ouve-se o início da narração, que pede concentração para que a mensagem seja absorvida.

“Por alguns minutos, vamos nos esquecer dos problemas e das preocupações que nos cercam toda a vida e vamos voltar a esse momento de reflexão”, diz o orador.

Abrem-se as cortinas. No canto direito do painel surge um sol alaranjado. Um cenário perfeito de entardecer. O crepúsculo dá lugar à noite, que surge aos poucos e se mostra iluminada por uma imensidão de estrelas.

Brilham como se estivessem anunciado a chegada de Maria e José a Belém, onde o menino, o messias, iria nascer, em uma manjedoura. O roteiro inclui desde a visita do anjo Gabriel à virgem até a crucificação e a ressurreição de cristo.

Maria e o menino jesus na manjedoura. (Foto: João Garrigó)
Maria e o menino jesus na manjedoura. (Foto: João Garrigó)

A concepção artística do presépio animado idéia veio da Europa, mas em São Paulo, onde a ordem religiosa Arautos do Evangelho também mantém sede, já funciona há alguns natais. Aqui, em Campo Grande, a estrutura foi montada pela primeira vez e está aberta à visitação gratuita até a 2ª semana de janeiro.

Nos dias que antecederam o natal, a procura foi intensa. Mais de 300 pessoas passaram pelo local. O visitante mais novo tem 2 anos. Diferença de 100 anos da espectadora mais velha, uma senhora de 102.

Projeto - Na Capital, dois seminaristas foram os responsáveis pelo projeto. Andrey Souza Santos, de 20 anos, cuidou da parte artística, da montagem e pintura do cenário. O colega, Júlio Waldow, pensou na parte mecânica, que funciona de maneira manual e é controlada de dentro de uma cabine.

Seminaristas demoraram dois meses para montar a apresentação. (Foto: João Garrigó)
Seminaristas demoraram dois meses para montar a apresentação. (Foto: João Garrigó)

Apesar do esforço, que durou cerca de 2 meses, eles comemoram os resultados. Para Andrey, o presépio animado facilita a compreensão da história e emociona muita gente.

“As pessoas ficam maravilhadas, começam a relembrar fases da vida, até de quando eram crianças”, disse.

Thiago Barbosa, de 27 anos, outro seminarista, salienta que o objetivo não é só relembrar o episódio do natal. “É mostra que o nosso senhor nasceu e morreu na cruz para nossa salvação”, afirmou.

Serviço – O Arautos do Evangelho fica na rua Rotterdan, 540, bairro Rita Vieira, em Campo Grande. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3042-5094.

Nos siga no Google Notícias