ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 33º

Faz Bem!

Bases da PM e dos bombeiros serão drive-thru de vacina em MS por 15 dias

Vários imunizantes para crianças e adultos estarão disponíveis nos locais entre 12 e 26 de agosto

Cassia Modena | 07/08/2023 09:30
Imunização em base do Corpo de Bombeiros de Campo Grande, em maio deste ano (Foto: Arquivo/Marcos Maluf)
Imunização em base do Corpo de Bombeiros de Campo Grande, em maio deste ano (Foto: Arquivo/Marcos Maluf)

Todos os municípios de Mato Grosso do Sul terão uma ação especial de vacinação de 12 a 26 de agosto, nas bases da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros de cada localidade. No formato drive-thru, diversas vacinas para crianças e adultos estarão disponíveis para serem aplicadas entre as 8h e 19h, sem pausa para almoço.

Resolução publicada nesta segunda-feira (7), no Diário Oficial de Mato Grosso do Sul, institui a ação, chamada de MS Vacina Mais Drive Thru. Por meio dela, as secretarias municipais de Saúde receberão repasse financeiro da SES (Secretaria Estadual de Saúde) para pagar adicionais aos profissionais de saúde empenhados no plantão de vacinação nas bases militares durante os 15 dias deste mês.

As cidades com mais pontos de vacinação drive-thru serão Campo Grande (5); Corumbá (3); Três Lagoas (3); Dourados (3); Ribas do Rio Pardo (2); e Inocência (2). Nas duas últimas, o público-alvo são as populações que vivenciam a construção e o anúncio de fábricas de celulose. Os demais municípios terão, cada um, um posto de vacinação.

A SES definiu que será acrescido um abono às secretarias municipais, no valor de mais R$ 2,5 mil por ponto de vacinação ativo, que comprovarem incremento de 10% em pelo menos uma das duas vacinas com menor desempenho na cobertura vacinal da região.

Nas bases militares onde não há estrutura para entrada de veículos, a aplicação poderá ser adaptada a outro formato.

Cobertura - A justificativa para adotar o MS Vacina Mais Drive Thru é a necessidade de novas estratégias para reverter a baixa cobertura vacinal identificada nos municípios.

Campo Grande e Dourados, por exemplo, já tiveram ação pontual de vacinação em bases do Corpo de Bombeiros. Na Capital, a última ocorreu para reforçar a aplicação de imunizantes contra o vírus influenza, durante a campanha nacional contra a gripe.

Anastácio, por exemplo, vacinou apenas 10% do público-alvo da BCG e Hepatite B (crianças de até 30 dias). Já Inocência vacinou 19% do público para o primeiro imunizante e somente 7% para o segundo. Em tabela publicada no Diário Oficial, a SES detalha a cobertura vacinal de outros imunizantes como o Rotavírus Humano; Meningococo C; Hepatite B; Pneumocócica; Poliomielite; Febre Amarela; Hepatite A; e Tríplice Viral D1. A aplicação de todas elas está abaixo do esperado em algum município.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias