ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Faz Bem!

Com 67 anos ele já foi atropelado três vezes, mas não desiste de ser cicloboy

Cansaço é palavra que não cabe nos dias do seu Eurípedes

Thailla Torres | 10/10/2016 06:25
Andar de bicicleta trouxe qualidade de vida e felicidade no trabalho. (Foto: Alcides Neto)
Andar de bicicleta trouxe qualidade de vida e felicidade no trabalho. (Foto: Alcides Neto)

Aos 67 anos, cansaço é palavra que não cabe no cotidiano de Eurípedes Alberto de Freitas. Percorrendo a cidade sobre duas rodas, é de bicicleta que há 19 anos ele garante o sustento da família. Com alguns ralados e três acidentes para contar história, não há outro veículo de "cicloboy" que faça mais sentido do que a bike montada por ele.

Eurípedes começou na profissão quando largou a fazenda onde morava para viver em Campo Grande com a esposa e os filhos. Nascido em Jaraguari, cresceu na zona rural e passou parte da vida trabalhando em lavouras, mas largou tudo em busca de oportunidades ao lado da família. "Não dava mais, vai faltando trabalho e ficando difícil", conta.

Mas é teimoso e nem três acidentes no currículo fez ele desistir da bicicleta. (Foto: Alcides Neto)
Mas é teimoso e nem três acidentes no currículo fez ele desistir da bicicleta. (Foto: Alcides Neto)

No Centro, uma empresa farmacêutica foi a primeira e única chance de trabalho desde que chegou à Capital. A simpatia e o jeito simples são cartões de visita que por anos conquistaram os clientes e o coração dos patrões. "Todo mundo já me conhece, eu saio fazendo as entregas e os clientes já se acostumaram comigo", se orgulha.

Ele começou como vigia, mas em pouco tempo foi remanejado para o setor de entregas. De bicicleta, seu Eurípedes chegou a percorrer mais de 35 km todos os dias. "Fazia entrega do centro ao bairro São Francisco. Conheço essa região aqui todinha e não demorava não", garante.

Com o tempo e aumento de veículos no trânsito, por segurança, a empresa quis que ele usasse moto para as entregas, mas ele se negou a pilotar. "Por eles eu ia de moto, mas eu tenho medo. E com esse trânsito hoje fica difícil estacionar, deixar o carro ou a moto, de bicicleta eu faço tudo muito mais rápido", conta. 

Hoje as tarefas diminuiram, por conta da idade e da distância dos lugares. O serviço como cicloboy é só na região do Centro, para entrega de medicamentos e serviços bancários na hora do almoço. Mesmo assim, ele garante que nunca se cansa. "Me falam que é cansativo, mas eu digo que isso daqui é meu ganha pão. Mas eu já estou mais do que acostumado, muito melhor do que andar a pé", brinca.

Nas mãos, marcas do tempo de trabalho. (Foto: Alcides Neto)
Nas mãos, marcas do tempo de trabalho. (Foto: Alcides Neto)

Já são três acidentes no currículo, mas nem isso o faz abrir mão do serviço. "Já sofri várias quedas e fui atropelado três vezes. É motorista que não respeita, é gente que abre a porta sem olhar quem tá vindo. Uma vez eu abracei a porta quando abriu. Mas ainda bem que nunca me quebrei", agradece.

Com muito bom humor e disposição, a saúde parece de ferro. E não é por menos, faça sol ou chuva, ele não se cansa e diz que andar de bicicleta foi o que lhe trouxe qualidade de vida. "Não tenho problema nenhum, fiz exames e não tenho nada nem no coração. Quando era vigia, eu só engordava, agora tô magrinho. Também trabalho sem causar poluição, acho que mais gente tinha de andar de bicicleta", sugere.

Curta o Lado B no Facebook.

Nos siga no Google Notícias