ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Faz Bem!

Horta em casa virou terapia para Suzana que venceu momentos difíceis

O que era um cantinho abandonado no jardim virou sossego e recomeço para a funcionária pública

Willian Leite | 14/07/2018 07:40
Na contra mão do convencional, os problemas foram amenizados com cultivo de horta. (Foto: Fernando Antunes)
Na contra mão do convencional, os problemas foram amenizados com cultivo de horta. (Foto: Fernando Antunes)

Foi para amenizar a tristeza que assolava os dias em família que a funcionária pública, Suzana Barbosa Lima, de 49 anos, deu início a rotina de cuidar uma horta no quintal de casa. A iniciativa que parece simples diante de tantos problemas, foi transformadora na vida quem hoje afirma ter vencido a depressão.

Suzana é moradora no Bairro Jardim Montevidéu e conta sua trajetória dentro de casa. De 2016, as lembranças de um dos momentos mais difíceis na vida ainda são nítidas na memória, mas hoje falar sobre o assunto ficou muito mais fácil.

A fase mais difícil foi quando um irmão, que mora no Rio de Janeiro, devido a problemas de saúde, ficou quatro meses em um hospital psiquiátrico. Desde então, a intensa dedicação à família foi o sinal de que a rotina precisava de um cuidado extra. 

"Aproveitei esse momento para transformar tudo em uma coisa positiva. A horta me fez enxergar, mesmo diante de um turbilhão de problemas, um impulso para dar a volta por cima", explica.

Pés de alface virão salada fresca para refeições. (Foto: Fernando Antunes)
Pés de alface virão salada fresca para refeições. (Foto: Fernando Antunes)
Espaços que antes era apenas parte do jardim hoje é o refúgio de Suzana. (Foto: Fernando Antunes)
Espaços que antes era apenas parte do jardim hoje é o refúgio de Suzana. (Foto: Fernando Antunes)

Além de superar desafios com o manejo das plantas, Suzana tornou-se exemplo para a filha Maria Rosa, de 9 anos, que se uniu a mãe para ajudar no cultivo.

"As pessoas que vêm aqui em casa me perguntam sobre a ideia, digo sempre que isso me deixou muito harmonizada com a natureza. A horta foi a chave para ficar bem, Maria e eu colocamos a mão na massa, quero dizer, a mão na terra e isso nos trouxe paz interior e na verdade foi como uma ignição para irmos em frente".

São mais de 20 espécies de plantas, inclusive PANC (Planta alimentícia não convencional), alface, tomate, berinjela, pimenta, alho japonês, brócolis e rúcula fazem parte do cultivo. O remédio, segundo ela, teve efeito quase que imediato.

"Temos que fazer algo positivo quando estamos atravessando uma situação difícil, o certo é pensar em fazer algo bom e a horta foi uma força do bem aqui em casa, para mim e minha filha. Isso refletiu de maneira positiva em todos".

Suzana fez uma horta simples no chão do quintal e depois construiu na encosta do muro, dois canteiros, com cobertura para filtrar os raios solares e assim manter a qualidade dos alimentos.

Mãe e filha cuidam juntas de cultivo de horta. (Foto: Fernando Antunes)
Mãe e filha cuidam juntas de cultivo de horta. (Foto: Fernando Antunes)

"Tem algumas ervas como: alecrim, coentro, poejo, orégano... O legal é que quem vem, se inspira e alguns pedem para levar mudas".

Dois anos após sair do hospital, o irmão de Suzana continuou o tratamento em casa e melhorou, especialmente, com a dedicação da irmã com o plantio. "Quando comecei mandar fotos, ele também recebeu a mesma energia positiva que elas (hortaliças) me proporcionam. Desde então tudo foi ficando mais leve", diz.

Hoje, as três filhas e Suzana tornaram-se vegetarianas e afirmam não sofrerem com a escolha. "Além de descobrir um estimulante natural para superar a tristeza, que a vida às vezes nos propõe, aprendemos a comer nosso próprio alimento e ter uma vida, cada dia, mais saudável", finaliza.

Curta o Lado B no Facebook e Instagram.

Nos siga no Google Notícias