ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Faz Bem!

Sabonetes e desodorantes naturais reduzem estresse e resgatam equilíbrio

Os produtos são fáceis de fazer em casa para que banhos possam ser relaxantes após um dia cansativo do trabalho

Alana Portela | 05/01/2020 07:35
Sabonete natural com essência e formato de rosas para tranquilizar (Foto: Arquivo pessoal)
Sabonete natural com essência e formato de rosas para tranquilizar (Foto: Arquivo pessoal)

Após as festas de fim ano, nada melhor que voltar a rotina bem “zen” e nesse momento os sabonetes e desodorantes naturais podem ajudar. Eles contêm óleos e essências que contribuem para manter o equilíbrio do corpo e da mente, são 100% vegetais e menos agressivos ao meio ambiente. A parte boa é que esses produtos podem ser feitos em casa.

“O sabonete pode ser feito em dois processos, frio ou quente. Mas trabalho com processo pronto, que é mais simples pois compro a base glicerinada pronta. Depois posso acrescentar argila, mel ou outra propriedade. É um produto gostoso de usar e fazer porque é tranquilo de preparar e ajuda relaxar quando usa”, diz Morgana Veigan Miranda Fonseca, que produz sabonetes caseiros em Campo Grande.

Ela ensina como preparar de forma rápida em casa. Para isso, vai precisar de base glicerinada, alguma essência de sua preferência, lauril líquido, que faz o produto ter espuma, e corante. “Misturo tudo e depois acelero o processo colocando na geladeira. Para relaxar, costumo colocar canela, pois gosto do cheiro, mas também tem aveia, mel e erva-doce, que pode ser usado em bebês”, explica.

Misture os ingredientes do sabonete numa forma para que o produto crie formato (Foto: Arquivo pessoal)
Misture os ingredientes do sabonete numa forma para que o produto crie formato (Foto: Arquivo pessoal)

A farmacêutica, Fernanda Fialho também trabalha com produtos naturais e fala dos benefícios. “São feitos com óleo vegetal. Faço sabão caseiro do coco para lavar roupa, uso soda cáustica e resto de óleo de cozinha. Tem sabonete de Oliva, tem com óleo de bocaiúva que são terapêuticos, pode acrescentar extrato de arnica e até camomila”, diz.

Conforme ela, os produtos agridem menos o meio ambiente. “Invés de descartar o óleo de cozinha, a pessoa dá outro destino a ele. O bacana é que vai saber o que está colocando no produto e ainda resgata o modo de viver antigo, no qual os moradores de fazenda usavam banha para fazer sabão”, lembra.

Os sabonetes que levam “Calêndula”, que é a planta mais conhecida como Margarida, são calmantes. “É calmante para a pele, assim como a lavanda é mais relaxante no banho e o óleo de Oliva que é excelente para hidratar pele de bebês”, afirma.

Caso a pessoa prefira um sabonete para reduzir a oleosidade, tem os preparados com argila que possui ação esfoliante.

Sabonete pronto, depois de ser retirado da forma (Foto: Arquivo pessoal)
Sabonete pronto, depois de ser retirado da forma (Foto: Arquivo pessoal)

Laís Camargo trabalha com a venda de desodorantes naturais e dá motivos para trocar o antitranspirante por desodorante caseiro. “O produto não possui alumínio ou metais pesados que tampam os poros e impede a pele de transpirar, que é um processo natural para eliminar as toxinas. Segundo pesquisas, os antitranspirantes podem causar câncer”, afirma.

Além disso, o desodorante natural também ajuda a aliviar o estresse. “Tem o de alecrim, que melhora a concentração e o de lavanda que tem efeito mais relaxante. São produzidos com óleos naturais ‘Tea Tree’, que é bactericida”, explica.

O desodorante também pode ser feito em casa, mas é preciso ter um vidro pequeno com tampa para colocar o produto.

Ingredientes:

3 Colheres de araruta ou amido de milho

1 Colher de bicarbonato de sódio

2 Colheres de óleo de coco

5 Gotas de óleo essencial de preferência

Modo de preparo: Numa tigela misture bem a araruta e o bicarbonato de sódio e reserve. O segundo passo é colocar o óleo de coco em outra tigela refratária de vidro, depois leve ao microondas em potência alta, interrompendo o aquecimento a cada 5 segundos para mexer e assim fazer o produto derreter até ficar completamente homogêneo.

O terceiro passo é acrescentar o óleo à mistura de araruta mais os óleos essenciais até formar uma pasta. Depois coloque o produto num potinho e use todas as vezes que achar necessária. Guarde o desodorante em temperatura ambiente por até um ano.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram.

Sabonete natural em barra na frente e os desodorantes naturais nos potinhos (Foto: Kísie Ainoã)
Sabonete natural em barra na frente e os desodorantes naturais nos potinhos (Foto: Kísie Ainoã)

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias