ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 26º

Lado B

O estudante e os porquinhos da Índia resgatados às margens de uma avenida

Elverson Cardozo | 07/01/2013 18:00
Murilo e o porquinho resgatado no bairro Octávio Pécora. (Foto: Simão Nogueira)
Murilo e o porquinho resgatado no bairro Octávio Pécora. (Foto: Simão Nogueira)

Tequila e Mãezinha, a cadela e a gata vira-latas, agora dividem o espaço com três porquinhos da índia. Os amigos, pequeninos, chegaram hoje pelas mãos de Murilo Horvath Wtrosk, de 19 anos, um dos moradores da casa.

O estudante de biologia encontrou os roedores à margem da avenida Prefeito Heráclito Diniz de Figueiredo, na região do bairro Octávio Pécora, em Campo Grande. Eles foram avistados no domingo (6), durante uma caminhada, mas só foram capturados nesta segunda-feira (7).

“Estava andando com meu cachorro, daí ele começou a correr para o mato”, disse. O aviso era de que ali, na beira do barranco, havia mais vida. E era verdade. Eram os porquinhos. “A gente achou que era pouco, mas tinha uns 5 soltos”, acrescentou.

A suspeita é de que alguém tenha dispensado os animais no local, talvez na tentativa de devolvê-los à natureza. Pode ser que sim, como cogitaram os moradores que deram abrigos ao bichos, mas a possibilidade de que alguém queria se livrar dos roedores não foi descartada.

Terceiro porquinho resgatado. (Foto: Elverson Cardozo)
Terceiro porquinho resgatado. (Foto: Elverson Cardozo)

“Se tivesse fugido, acho que eles não estariam tão machucados”, opinou a irmã do acadêmico, a engenheira agrônoma Priscila Horvath Wtrosk, de 30 anos. “A gente sempre encontra gato. O povo sempre joga gato aqui”, ressaltou Murilo.

Pelo sim, pelo não, mais da metade estão seguros. Nesta tarde, no novo lar, dentro da caixa, bem alimentados, recebendo carinhos, os dois primeiros porquinhos resgatados por Murilo pareciam mais à vontade.

Um deles, que aparenta ser macho, está com as costas machucada, mas já está recebendo os cuidados. O outro, que o estudante supõe ser uma fêmea, parece estar prenha.

Roedor foi encontrado às margens de uma avenida. (Foto: Elverson Cardozo)
Roedor foi encontrado às margens de uma avenida. (Foto: Elverson Cardozo)

Nesta tarde, uma visita rápida à avenida onde os porquinhos foram encontrados resultou no resgate de um terceiro animal, da mesma espécie. Os outros dois continuam embrenhados na mata fechada.

Fabrício, que não esconde o amor pelas criações, quer voltar ao local para mais um resgate.

Os três porquinhos encontrados até agora foram encaminhados ao Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), em Campo Grande.

A entidade, que recolhe apenas animais silvestres, abriu exceção para roedores que, segundo os moradores, foram classificados como “animais exóticos”.

Nos siga no Google Notícias