ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Sabor

Aprenda a fazer receita de sobá com erva-mate, carne de jacaré e ovo de pata

O Chef de Cozinha Murillo Bremm abriu a porta de sua casa e levou o Lado B para a cozinha, onde mostrou como se prepara o prato

Alana Portela | 01/09/2019 07:25
Receita de Sobá com erva-mate, ovo  de pata, carne de jacaré e pequi (Foto: Henrique Kawaminami)
Receita de Sobá com erva-mate, ovo de pata, carne de jacaré e pequi (Foto: Henrique Kawaminami)
O Chef de Cozinha Murillo Bremm falou sobre a receita (Foto: Henrique Kawaminami)
O Chef de Cozinha Murillo Bremm falou sobre a receita (Foto: Henrique Kawaminami)

Que tal sair do tradicional e arriscar na preparação de um sobá mais regional? O gosto é diferente, mas o prato é alternativa para reunir a família, e tem até pequi. O chef de cozinha Murillo Bremm, abriu as portas da sua casa e levou o Lado B para cozinha. Ele ensinou a preparar o “sobá com erva-mate, ovo de pata e carne de jacaré”.

A receita foi adaptada por Murillo, que a usou para participar do Concurso dos Chefs ocorrido neste mês. “Tinha essa ideia de usar a erva no sobá, pois na minha cabeça funcionava. A gente que cozinha e, às vezes, tem essas epifanias", define. "Mas nunca tinha parado para fazer, até participei do evento”, continua. O quesito principal para participar da competição era usar ingredientes regionais.

“Fiz um teste só com o macarrão e erva mate, provei num dia e falei, é isso aqui mesmo”, conta Murilo. Foi a partir deste momento que ele pensou em adaptar ainda mais a receita. “Resolvi substituir o que tem de oriental no sobá e usar ingredientes regionais. Troquei a carne de porco pela de jacaré, coloquei ovo de pata, acrescentei o pequi. Só mantive o gengibre e a cebolinha”. O prato é indicado para um jantar com a família, amigos.

Ingredientes:

80g
de sobá (macarrão à base de trigo sarraceno)

250ml de fundo de legumes (mirepoix com legumes da estação)
40g de erva-mate para tereré crioula moída média
100g de filé de jacaré
3g de gengibre picado
1 ovo de pata
3 pequis maduros
1 ramo de alecrim
4g de cebolinha
Manteiga
Azeite
1 limão rosa
Mel
Sal
Pimenta-do-reino moída

Processos - A receita é preparada em processos; o caldo, o preparo da carne, omelete, pequi e o macarrão. Comece pelo mais demorado, o caldo.

Separe uns 2 dentes de alho-poró, 2 dentes de alho comum, 1 cebola, 1 gengibre, salsão, 1 nabo, 1 tomate. Corte em pedaços grosseiros e coloque em uma panela com água e deixe ferver por cerca de 1h. “Isso é o fundo de legumes. É um preparo da cozinha francesa que a gente usa em várias receitas, para dar mais sabor”, explicou Murillo.

Depois, bata o caldo no liquidificador, coe e coloque num recipiente. Em seguida, adicione a erva-mate. Misture bem, reserve e descanse por 5 minutos. Após, com o auxílio de uma peneira, coe a mistura, descartando o residual de erva-mate.

Filé de jacaré - Corte a carne em 4/5 tiras. Leve à frigideira quente com azeite. Adicione o alecrim picado, sal e pimenta. Regue com manteiga até dourar. Finalizar com gotas e raspa de limão.

Omelete - Adicione o ovo de pata, sal, pimenta e um fio de mel num recipiente. Mexa bem até ficar uniforme. Despeje numa frigideira quente com manteiga e faça uma “panqueca”, dourando ambos os lados. Corte chiffonado.

Pequi - Cozinhe os pequis por 10 minutos em água fervente com sal. Depois corte e sirva em lascas.

Massa - Adicione a massa de sobá em água fervente com sal, até o ponto ''al dente''. Finalize o cozimento do macarrão posicionando o escorredor do macarrão sobre a panela, utilizando seu vapor.

FinalizaçãoNuma cumbuca, adicione o caldo de legumes e erva-mate, o macarrão, as tiras de jacaré, as lascas de pequi, o omelete, gengibre picado e finalize com lascas de cebolinha, PANCs (Plantas Alimentícia Não Convencionais) e brotos da estação. Sirva quente.

Curta o Lado B no Facebook e no Instragram

O chef de Cozinha com o prato pronto (Foto: Henrique Kawaminami)
O chef de Cozinha com o prato pronto (Foto: Henrique Kawaminami)

Nos siga no Google Notícias