ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 32º

Sabor

Beatriz estreia em restaurante famoso de SP com receita pantaneira

Chef levou prato típico da cultura e da gastronomia Terena para solo Paulista em festival gastronômico

Por Idaicy Solano | 04/04/2024 07:53
O prato tem origem indígena e é feito com mandioca, castanha de baru e especiarias. (Foto: Arquivo Pessoal)
O prato tem origem indígena e é feito com mandioca, castanha de baru e especiarias. (Foto: Arquivo Pessoal)

Lapapé Pantaneiro, prato criado pela empresária e chefe de cozinha de Beatriz Branco, 35, é responsável por levar um pedacinho do Pantanal sul-mato-grossense para o solo Paulista. O prato estreou no restaurante Charco, que ocupa a 36ª colocação no Latin America's 50 Best Restaurants, e está no Bib Gourmand e no Guia Michelin.

A oportunidade de levar a culinária regional para lugares de grande destaque surgiu por meio do festival “Entrada Delas”, responsável por levar criações de mulheres chefes de cozinha a restaurantes premiados da Alta Gastronomia, com intuito de dar visibilidade à gastronomia feminina, inserindo novas chefs em restaurantes estrelados. O prato ficará disponível até o dia 15 de abril.

Beatriz explica que o Lapapé é uma espécie de Biju de Mandioca, um prato típico da cultura e da gastronomia Terena. A receita inclui castanhas de baru, mandioca, shitake, champignon, manjericão, ora-pró-nobis, beldroega, cúrcuma em pó, pimenta biquinho em conserva no azeite e manteiga.

Beatriz conta que prato foi inspirado no local em que cresceu e leva representatividade para festival. (Foto: Divulgação/Entrada Delas)
Beatriz conta que prato foi inspirado no local em que cresceu e leva representatividade para festival. (Foto: Divulgação/Entrada Delas)

Sobre o processo criativo para estrear no festival, Beatriz conta que teve total liberdade para desenvolver o prato, mas enfrentou algumas adversidades pelo caminho, por conta de alguns ingredientes não poderiam ser encontrados com facilidade em São Paulo, como a especiaria de guavira e farinha de bocaiuva. O molho com especiaria de guavira, por exemplo, foi substituído por pesto de baru, castanha típica local.

Ela detalha que sua inspiração na gastronomia vem da riqueza cultural e das histórias da região em que cresceu, o Pantanal. “Lá, a culinária indígena é uma parte essencial da identidade local, e eu sempre senti a necessidade de trazer mais evidências dessa rica tradição para a mesa”.

A escolha deste prato para o festival se deu pela representatividade da culinária do Pantanal, destacando ingredientes locais e as técnicas tradicionais de preparo. Beatriz diz que pensou nele como uma nova forma de olhar a gastronomia pantaneira.

“Ao explorar nossa biodiversidade e os ingredientes locais, descobri um mundo de sabores autênticos e técnicas culinárias tradicionais que foram transmitidas de geração em geração. É incrível como cada ingrediente conta sua própria história e contribui para uma experiência gastronômica única”, diz.

Sobre ter uma criação sua estrelando em um restaurante de renome, Beatriz diz que o sentimento é de emoção e gratidão. Além disso, ela diz que estar nesta posição traz uma responsabilidade a mais e um lembrete de que deve continuar buscando se reinventar e contribuir positivamente com a culinária local.

“É uma mistura de sentimentos que vão desde alegria e orgulho até humildade e gratidão. É uma validação do meu caminho profissional, um estímulo para seguir em frente mesmo diante de desafios e uma fonte de inspiração para continuar explorando e expandindo os limites no meu trabalho”, finaliza.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias