ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Sabor

Ceia vegana tem bacalhoada de jaca, assado de grão de bico e custa até R$ 70

Paula Maciulevicius | 23/12/2013 06:45
Para o Lado B, a Cozinha de Solteiro fez "a ceia". Arroz com lentilha, assado de grão de bico e bacalhoada de carne de jaca. (Fotos: Fernando Antunes/CasacoVerde)
Para o Lado B, a Cozinha de Solteiro fez "a ceia". Arroz com lentilha, assado de grão de bico e bacalhoada de carne de jaca. (Fotos: Fernando Antunes/CasacoVerde)

A poucos dias do Natal, ainda dá tempo de preparar uma ceia ‘democrática’. Que sirva todos os gostos e bolsos também. O Lado B convidou a Cozinha de Solteiro, Fan Page criada pelo estudante de Ciências da Computação, Ed Wassouf, para preparar uma ceia vegana. Mais saudável e que coloca à mesa mais que um prato, um conceito, ideologia e união. Se o Natal é a reunião dos sentimentos, que tal os unir em um banquete?

Corumbaense, Ed começou a se dedicar à culinária de quem mora só neste ano. Hoje a Fan Page tem mais de 3,5 mil curtidas de quem acompanhou a trajetória dele até chegar à dieta vegana. Desde o início as receitas eram voltadas ao vegetarianismo, mas com o passar do tempo, ele adotou para si e para o que põem na cozinha, ingredientes que não derivam de animais e nem de empresas que façam testes em animais.

Não se arrependeu. Pelo contrário, descobriu um mundo de receitas mais precioso do que o caderno da vovó. Primeiro, a gente explica, com ajuda dele é claro, as diferenças entre vegetariano e vegano. Na primeira opção existem subcategorias de quem come ovos, leites e derivados, ou só um destes, até o vegetarianismo estrito, que mais se parece com quem adota a ideologia vegana. Se diferenciando pela preocupação com a causa e a batalha que travam além do fogão, pela libertação animal.

Para o Lado B ele apresenta a receita que preparou para a ceia. No cardápio tem: arroz com lentilha, cebola e coberto com tâmaras. De prato principal, assado de grão de bico com massa recheada de farofa de shiitake, castanha do Pará, castanha de caju e cenoura e a cobertura é de molho de mostarda agridoce com páprica picante.

Corumbaense, Ed começou a se dedicar à culinária de quem mora só neste ano.
Corumbaense, Ed começou a se dedicar à culinária de quem mora só neste ano.

Entre os acompanhamentos: farofa de abobrinha, tâmara e castanha de caju e ainda duas opções de pratos quentes: filé feitan, de carne de glúten ao molho madeira com vegetais e cogumelos e bacalhoada vegana, feita de carne de jaca verde.

Ao final da lista, a gente percebe que se trata de um verdadeiro banquete. “E são receitas que não tiveram gordura, são um pouco mais saudáveis”, aponta Ed. O detalhe é que o cardápio serve até seis pessoas e saiu por R$ 70.

Papel e caneta em mãos? Ed ensina agora como fazer o arroz e a bacalhoada:

O arroz com lentilha é um prato árabe que chama “Mjadra com tâmaras”. Para fazê-lo, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

3 xícaras de arroz integral,
2 xícaras de lentilhas,
3 cebolas grandes cortadas em rodelas,
3 dentes de alho picados,
1 xícara de tâmaras em pedaços médios,
Sal a gosto.

Arroz com lentilha, receita árabe "Mjadra com tâmaras".
Arroz com lentilha, receita árabe "Mjadra com tâmaras".

Preparo:
Deixe as lentilhas de molho em 1 litro de água 2 horas antes do preparo. Doure bem a cebola em rodelas em 1 colher de sopa de azeite e use uma frigideira com teflon.

Em uma panela, doure o alho e acrescente as lentilhas escorridas e frite por 2 minutos, acrescente o arroz e as tâmaras e frite bem. Em seguida acrescente água, prepare normalmente o arroz, até as lentilhas e o arroz estarem cozidos. Monte em uma travessa o arroz e disponha as cebolas por cima.

Receita de Bacalhoada vegana:

Ingredientes:
7 batatas médias,
4 cenouras,
1 pimentão vermelho,
4 dentes de alho,
azeite a gosto,
1/2 xícara de azeitonas,
1/2 xícara de vagens,
1/2 jaca verde pequena,
Salsa e cebolinha a gosto.

Para o preparo da carne de jaca verde, você deve cortar a jaca em pedaços grandes e levar na pressão para cozinhar por 40 minutos com a casca. Depois descasque e desfie a carne que se assemelha a textura de frango, descarte também o miolo que é a parte mais dura da jaca.

Em seguida cozinhe os legumes descascados, cortados em pedaços médios junto as vagens em rodelas. Doure o alho picado, acrescente a carne de jaca e frite, acrescente cheiro verde e mexa bem até a carne absorver o sabor do tempero.

Monte os legumes em uma travessa misturando a carne de jaca desfiada, cubra com rodelas ou tiras de pimentão, acrescente as azeitonas, despeje fios de azeite de oliva e leve ao forno por 15 minutos.

E uma dica preciosa do Ed é passar óleo vegetal nas mãos para cortar a jaca para que as mãos não grudem.

Quem trabalhou na produção de fotos também teve o direito de experimentar. O fotógrafo da CasacoVerde Fotografia, Fernando Antunes, de 27 anos, não tinha tido, até então, nenhum contato com a alimentação vegana.

“Vou dizer que tinha um pouco de preconceito até comer. Acho que é bobagem nossa não é? A gente fica com medo de não gostar, mas eu gostei bastante do que comi”, ressalta.

Bem temperado, ele fala que nem sente falta da carne. Aí a razão para a ceia ser democrática. Serve quem come carne, é vegetariano e vegano.

Quer acompanhar as receitas veganas? Curta a página do Cozinha de Solteiro.

Bacalhoada vegana, feita de carne de jaca verde.
Bacalhoada vegana, feita de carne de jaca verde.
Nos siga no Google Notícias