Com o frio batendo à porta, esqueça o chá de saquinho e veja essas dicas
Seja para esquentar, relaxar ou dar aquele reforço na imunidade, chá com ervas frescas é dica de ouro
Com a chegada do friozinho em Campo Grande, não tem nada melhor do que esquentar o corpo com um chá bem preparado. Para quem quer fugir do chá de saquinho tradicional, a dica é apostar nas receitas de infusões com ervas naturais e frescas, como ensina Márcia Chiad, que há anos cultiva e compartilha o uso terapêutico das plantas.
“Um chá que é super gostoso, aquece e também é um expectorante e ótimo para tosse é o de casca de abacaxi”, recomenda. A receita é simples e leva casca de abacaxi, gengibre, água e, se quiser um toque adocicado, um pouquinho de açúcar.
“Em uma panela você coloca a casca, uma colher de açúcar, metade de um gengibre picado e põe para ferver uns 10 minutinhos em 1 litro de água. Aí desliga e pode colocar folhas de menta ou de hortelã. Quem tiver guaco em casa, coloca umas cinco, seis folhinhas também. É um chá delicioso”, comenta.
Para relaxar à noite, a pedida muda. Márcia sugere algo mais leve, com ervas calmantes. “A sugestão é a erva-cidreira. Esquenta 1 litro de água e quando começar a entrar em ebulição, desliga o fogo, coloca uma xícara de folha e tampa. É um chá bacana para tomar à noite porque ele relaxa e ajuda a dormir também”, explica.
Outra opção para as manhãs geladas é o chá de canela com toque mentolado. “Geralmente eu faço a canela com alguma erva mais mentolada. Pode ferver dois paus de canela para meio litro de água. Aí coloca uns dois cravos, desliga o fogo e coloca as folhas que você tem de planta mentolada, tipo menta ou hortelã. Fica bem gostoso e aquece”, pontua.
No entanto, Márcia avisa que o chá de canela tem que ser tomado de manhã. “Esse é ideal tomar de manhã porque também é um chá mais energético. Dá uma animada, então é bom não tomar à noite”, aconselha.
Já para quem aprecia algo mais suave e regional, a dica é o chá de burrito, erva muito usada no Paraguai e que aparece com frequência nos tererés. “É uma planta que é calmante, fica bem gostoso. É só colocar uma colher de folhas frescas de burrito para meio litro de água. Se a folha estiver desidratada, é metade”, explica.
Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), nesta semana os termômetros devem atingir até 5°C em Mato Grosso do Sul, portanto, dá tempo de se preparar e testar as dicas de chás, seja para curar uma tosse, aquecer as manhãs ou embalar o sono à noite.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.