ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 26º

Sabor

Receita de falafel faz família investir em delivery de lanchinhos árabes

Amira e Kassem gostam de cozinhar e para encarar pandemia, transformaram hobby em fonte de renda aos fins de semana

Alana Portela | 29/06/2020 06:25
Lanche falafel, feito com pão árabe e com bolinhos à base de grão-de-bico. (Foto: Kísie Ainoã)
Lanche falafel, feito com pão árabe e com bolinhos à base de grão-de-bico. (Foto: Kísie Ainoã)

Na tentativa de encarar a pandemia do coronavírus de uma forma mais leve, Amira Hijazi Ghaddara e Kassem Abu Ghaddara criaram um delivery de lanches árabes em Campo Grande. O gosto pela cozinha fez o casal transformar o hobby numa fonte de renda. A produção acontece apenas aos sábados, das 10h às 14h.

“A importância de estarmos juntos neste momento delicado que o mundo enfrenta, é ver que o companheirismo e a união familiar nos dão forças para seguirmos em frente. A culinária é nosso prazer diário e fazemos com o intuito de agradar o paladar das pessoas ao redor. Isso é um acalento em meio a tanto caos”, destaca o casal.

Amira tem 53 anos, é nascida em Porto Velho, mas mudou-se para Campo Grande quando tinha apenas três anos de idade. Enquanto Kassem tem 54, é nascido no Líbano e veio para o Brasil em 1988. O casal conversa com o Lado B e fala da proposta de unir o útil ao agradável.

Lanche falafel ainda aberto, sendo montado com os recheios de bolinho de grão-de-bico, tomate, pepino e salsinha. (Foto: Kísie Ainoã)
Lanche falafel ainda aberto, sendo montado com os recheios de bolinho de grão-de-bico, tomate, pepino e salsinha. (Foto: Kísie Ainoã)

“Estamos casados há 31 anos e somos amantes da culinária, principalmente a árabe. Meu marido tinha uma lanchonete no Líbano e trabalhava com a culinária, principalmente os lanches que hoje estamos fazendo aqui”, explica Amira.

O cardápio é diversificado, possui opções para quem gosta de saborear uma carne preparada com temperos árabes e também conta com lanches vegetarianos.

“Os lanches foram ensinados por um chefe árabe. A receita já é pronta, porém pode ser adaptada facilmente de acordo com o gosto do cliente”, afirmam o casal sobre a produção.

Entre as opções mais pedidas está o falafel, um lanche vegetariano. O pedido costuma acompanhar pão árabe, tomate, pepino em conserva, salsinha e bolinho de falafel, feito à base de grão-de-bico. Além disso, o casal acrescenta um molho secreto para dar aquele toque especial e realçar o gosto da receita. “Ele possui um sabor próprio”, diz Amira.

Além disso, Amira e Kassem também preparam os três tipos de quibe para a clientela comer à vontade, o cru, o frito e o assado. Outras receitas do menu são o creme de berinjela, creme de grão-de-bico, coalhada, charuto de repolho, charuto de folha de uva.

“O charuto de folha de uva é feito de duas maneiras. No recheio da primeira tem arroz e carne moída temperada, no da segunda é apenas com arroz e verduras temperadas”, fala Amira.

Outra opção é a kafta, é uma espécie do bolo de carne no espeto. “Temos ainda o X- tawouk, que é feito com pedaços de frango temperados de um dia para o outro, assado na chapa ou na brasa, acompanhado com salada de repolho, maionese, pasta de alho, batata frita, pepino em conserva, tomate, alface americana e molho especial”, contam.

Maamoul é uma opção de doce árabe, que também está no cardápio. (Foto: Arquivo pessoal)
Maamoul é uma opção de doce árabe, que também está no cardápio. (Foto: Arquivo pessoal)

O shawarma é mais um pedido de lanche árabe e pode ser feito tanto com carne bovina, quanto com frango ou misturado com os dois tipos. “Acompanha pasta de alho, batata frita, tomate, pepino em conserva, e o molho especial”, explica.

No menu também tem opções de doces como “namura”, à base de semolina fina e manteiga, que é assado e acrescenta molho derretido por cima e o “maamoul”, produzido com trigo, manteiga sem sal, água de flor de laranjeira e recheado com nozes.

O casal também comenta sobre a produção ser apenas no sábado. “É pela procura. Escolhemos um dia da semana para realizar as encomendas e o sábado ficou como o principal”.

Para quem ainda não conhece, o delivery funciona apenas das 10h às 14h e a cada sábado, Amira e Kassem escolhem uma das receitas do cardápio para produzirem no dia. “Os lanches são intercalados e avisamos qual vai ser pelo nosso Instagram”, dizem.

A demanda dos pedidos é organizada pela família, que também realiza a entrega dos lanches. Apesar do delivery funcionar apenas nos fins de semana, o casal abre algumas exceções. “Aceitamos outras encomendas a qualquer dia da semana, de acordo com que o cliente quiser”, declaram.

 Serviços – Os pedidos podem ser feitos através do número (67) 98148-1144 ou pelo @abufalafelcg.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Servidos no prato, os lanches falafel cortados ao meio, com mais dois bolinhos de falafel separados, pepino em conserva e salsinha prontos para serem saboreados. (Foto: Kísie Ainoã)
Servidos no prato, os lanches falafel cortados ao meio, com mais dois bolinhos de falafel separados, pepino em conserva e salsinha prontos para serem saboreados. (Foto: Kísie Ainoã)


Nos siga no Google Notícias