ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Sabor

Herdeiro de supermercado famoso, chef Daniel já brilhava com risoto em família

Nesta semana, Daniel Barbosa foi eliminado do programa "Masterchef Profissionais", mas por aqui a fama começa agora.

Thailla Torres | 22/11/2018 07:55
Daniel durante programa exibido pela Band. (Foto: Divulgação)
Daniel durante programa exibido pela Band. (Foto: Divulgação)

A noite de terça-feira foi um misto de tristeza e orgulho para a família do chef de cozinha sul-mato-grossense, Daniel Barbosa. Ele foi eliminado do programa "Masterchef Profissionais", mas a posição do jovem, apaixonado pela gastronomia, entre os cinco melhores dessa edição, é o que confortou, principalmente, o coração da mãe Ivete da Silva Pereira Barbosa, de 52 anos, que já está com saudades de comer o risoto preparado pelo filho.

Daniel nasceu em Campo Grande e passou a se dedicar à gastronomia há seis anos, depois de morar sozinho na Nova Zelândia. Filho de comerciantes, ele é herdeiro de um dos supermercados mais conhecidos do Centro da cidade, o Alemão, na Avenida Calógeras.

Daniel e a mãe Ivete. (Foto: Arquivo Pessoal)
Daniel e a mãe Ivete. (Foto: Arquivo Pessoal)

A mãe conta que desde menino Daniel teve contato com a cozinha. Além da proximidade com o comércio de alimentos, dona Ivete sempre foi uma cozinheira de mão cheia que não deixou de ensinar aos filhos como cozinhar.

“Tenho três meninos e todos sempre gostaram de estar em volta. Quando passei a dar liberdade para eles, na cozinha, começaram a fazer os próprios pratos. E acredito que isso influenciou muito o Daniel”.

Antes de se dedicar totalmente a administração do comércio, Ivete lembra que produzia salgados, doces e muitos quitutes de deixar a família babando. “E Daniel sempre esteve junto, por isso sempre apoiamos quando ele decidiu se dedicar totalmente à culinária”, diz a mãe.

Mas a participação no programa foi um susto. “Eu nunca imaginei, levei um susto quando ele me falou, mas depois foi uma surpresa maravilhosa”.

Daniel guardou segredo durante os primeiros testes e só contou à mãe quando já estava confirmada sua participação. “São diversas seleções e ele fez tudo quietinho, a gente não sabia de nada. Quando eu vi meu filho na televisão, foi aquele orgulho de mãe que quase não cabe no peito”.

Como todo reality, a mãe do participante ficou ansiosa como nunca esteve antes com o filho. Nos primeiros dias, Daniel recebeu críticas nas redes sociais pelo comportamento. Chegou a ganhar fama de “reclamão” pelos telespectadores depois de não gostar da escolha de um prato da sua equipe.

Risoto, preparado por Daniel, é um dos pratos prediletos da família.
Risoto, preparado por Daniel, é um dos pratos prediletos da família.

“Isso me deixou um pouco nervosa, fiquei assustado porque de repente você vê todo mundo falando do seu filho. Mas entendo que nesse meio as críticas podem ser positivas e construtivas, acho que isso ajudou muito o Daniel que acabou conquistando todo mundo”.

Ivete elogia a participação do filho e o espera para o abraço, mas admite a saudade imensa do risoto. “É o prato que eu mais gosto, nunca comi outro melhor que o dele”, garante.

Daniel até tentou seguir outros caminhos ao ingressar no curso de Agronomia, aos 18 anos, mas dois anos depois viu que a área não era o seu sonho. Foi quando partiu em busca de novos sonhos na Nova Zelândia. Trabalhou no país como auxiliar de cozinha e lavador de louças até trabalhar pela primeira vez como cozinheiro em uma rede de restaurantes. Também aprimorou técnicas em Buenos Aires e representou Mato Grosso do Sul na Casa Brasil e no Rio Media Center durante as Olimpíadas no Rio de Janeiro.

Hoje, em Campo Grande, ele é dono do “Haus”, espaço gastronômico na Vila Margarida, que em alemão significa casa. O lugar é dedicado a eventos, aulas e experiências gastronômicas.

Curta o Lado B no Facebook  e Instagram.

O chef sul-mato-grossense ficou entre os cinco mais votados.
O chef sul-mato-grossense ficou entre os cinco mais votados.
Haus, espaço gastronômico de Daniel que fica na Vila Margarida.
Haus, espaço gastronômico de Daniel que fica na Vila Margarida.
Nos siga no Google Notícias