A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 27 de Fevereiro de 2017

06/06/2013 06:36

Peixaria que "nasceu na marra" é sucesso com pratos que têm nomes de bairros

Anny Malagolini
Mojica de Pintado, prato típico cuiabano (Foto: João Garrigó)Mojica de Pintado, prato típico cuiabano (Foto: João Garrigó)
Casal preparando juntos a famosa Mojica. (Foto: João Garrigó)Casal preparando juntos a famosa Mojica. (Foto: João Garrigó)

Na marra. Foi assim que o casal José Americo, 46, e Leticia Lopes, de 26 anos, aprendeu a "fazer" peixe. O negócio deu tão certo que os pratos, preparados na "Peixaria Letícia", no bairro Pioneiros, em Campo Grande, hoje fazem sucesso até com clientes de outros Estados, como São Paulo.

Letícia é cuiabana. José é douradense. Os dois moravam na cidade do estado vizinho. Para ganhar a vida, ele aprendeu a cozinhar o famoso “Peixe com Maxixe” e ensinou a mulher.

O começo foi simples, na varanda de casa, na Vila Adeline. Mas como coisa boa deixa de virar boato, o espaço ficou pequeno para tanto cliente e o casal teve que mudar de endereço. “Não sabia que campo-grandense gostava tanto de peixe”, diz ela.

Na "Peixaria Letícia" há pratos com pintado, pacu e piraputanga. O cardápio é criativo e cita nomes de bairros da região,como Guaicurus, Universitário e o próprio Pioneiros.

Mas como peixe ainda não é carne barata, o cliente precisa desembolar uma boa quantia para provar. No cardápio, o pedido mais caro custa R$ 119,99, mas a porção serve até 6 pessoas. 

Para quem gosta  - e precisa economizar, a dica é partir para o velho almoço Self-Service, que funciona de segunda a domingo a R$ 25,00. Aos finais de semana, cerca de 200 clientes passam pelo local.

O Lado B pediu a receita de um dos pratos que mais sai, a Mojica de Pintado, que, na Peixaria custa R$ 45,00.

Anote os ingredientes:

- 1 cabeça de alho

-2 tomates picados

-1/2 cebola picada

- 1 raiz de mandioca

- 2 colheres de urucum (colorau)

- 1 pintado cortado em cubos e temperado com pimenta, sal e vinagre

- Cebolinha para colocar por cima

- 1 colher de azeite

Modo de fazer:

Salteie os cubos de pintados no azeite com cuidado para que não se desfaçam. Reserve. Em uma panela, coloque o azeite e o alho picado. Deixe fritar um pouco. Depois, refogue na mesma panela a cebola e o tomate. Em uma panela de pressão coloque a mandioca cortada em cubos para cozinhar. Depois de pronta, coloque a mandioca e a água em que ela foi fervida na outra panela e deixe cozinhar com o peixe. Adicione urucum e deixe ferver ao menos por 15 minutos.

Serviço - A Peixaria Letícia fica na rua Ana Luisa, no bairro Pioneiras. O espaço funciona de terça a domingo. Abre às  11h para o almoço e às 19h para o jantar.




Parabéns pai,realmente sua comida é boa, pois guando era pequena adorava sua comida, desejo que vc faça o maior sucesso na sua vida, eu e o Renan Americo desejamos felicidades, saudades pai.....
 
Rafaela Adriany de souza em 01/09/2013 20:40:41
parabéns para o casal muito sucesso, pois realmente é muito bom, já experimentei e foi ótimo, pena q é muito cara nee;;;;;;;;;;;
 
rafaela adriany em 21/08/2013 20:33:41
Comida boa, mas atendimento péssimo. A proprietária Letícia é extremamente grossa e os funcionários nada profissionais. É uma pena que não saibam conduzir bem o próprio estabelecimento e tratar bem os clientes. Fui uma vez e não volto mais!
 
Laís Souza em 21/06/2013 14:06:10
SOU DE CUIABÁ MT, CONHEÇO O CASAL E O RESTAURANTE, TAMBÉM OS ACOMPANHO A MUITO TEMPO DIGO QUE NÃO FOI NADA FÁCIL PROS DOIS, MAIS COMO DEUS É MAIOR CONSEGUIRAM VENCER, E HOJE DIGO QUE SÃO VERDADEIROS MESTRE CUCAS NA COZINHA...PARABÉNS
 
gilson rodrigues em 10/06/2013 10:40:36
Quem ta achando cara, nao vai ué... Simples!
 
Daniel assumcao em 07/06/2013 00:10:14
Maravilhoso tempero. Adoro comer lá....ambiente simples, mas os peixes são excelentes!!!! Os preços são baixos pela qualidade dos alimentos. Parabéns ao casal!!!!
 
IZAIR ROMEIRO em 06/06/2013 22:13:48
120 reais é de tirar a fome muito caro mesmo
 
ana flavia ,lima em 06/06/2013 16:51:04
Conheço a peixaria, quem tiver oportunidade vai lá que com certeza não vai se importar em pagar um pouco mais, além da comida o atendimento e bom!
 
Izidra Cabanha em 06/06/2013 15:59:30
Quee mojicaa caraa da pegaa....poxaa vidaa tão querendo ficar ricoo..rsrs..melhor fazer em casa sai mais em conta e a familia toda comee.
 
silvia galvao em 06/06/2013 15:57:20
Fomos apresentados ao "Letícia" por um grande amigo, adoramos, e, desde então, retornamos sempre que possível, além de divulgá-lo aos amigos e conhecidos... simplicidade mais que agradável, do nosso jeito!!!
 
Shirley Ouro Preto em 06/06/2013 15:36:21
É Luciano, pintado de rio é bem caro, e de cativeiro uns 12 a 15 reais o quilo quando ta barato!!!
 
Inez Lara em 06/06/2013 14:52:26
realmente esse restaurante e tudo de bom!!! que deus abençoe vcs.
 
chris lima em 06/06/2013 13:43:21
Opa! Também quero o endereço do lugar que tem pintado a R$ 9,00 o Kg...rs
 
Nel Calazans em 06/06/2013 13:25:38
Pode ser muito bom mais é muito caro, fora da realidade.
 
Nilson André em 06/06/2013 12:18:29
Mais uma excelente reportagem desta coluna que desbrava a cidade em busca de novidades que pouca gente conhece. Gostei da sugestão do Alex Diogardi sobre uma matéria nas feiras livres. Minha sugestão é conhecerem a feira da vila Carlota na quarta-feira, e visitarem a barraca da Kayo-san, ela tem alguns pratos bem diferentes, fora a simpatia dela ... abraços e continuem descobrindo novos lugares,pois eu sempre vou conferir também.
 
SERGIO H. MOLICAWA em 06/06/2013 12:01:07
Luciano Me fale onde tem esse pintado a R$ 9,00 o kg...
rsrs, tu ta sabendo legal de preço de Peixe heim...
mas se tiver mesmo, manda o endereço aí, quero uns 30 kg...
 
Ricardo José em 06/06/2013 11:31:20
O sabor é ótimo, mas precisam melhorar e muito o atendimento.
 
Cleber Andrade em 06/06/2013 11:04:27
Eu adoro a comida deles, já fui muitas e muitas vezes lá e já fiz indicações para meus amigos...Tempero maravilhoso!!!!!!!!!!!!!
 
Gislene Fernandes em 06/06/2013 11:00:40
Ôooo Saudade dessa peixaria hem!!! Comecei a frequentar em 2011, ia pelo menos 3x por semana almoçar, na época o SS por 17,00. Muito justo o valor atual, porque realmente é maravilhosamente deliciosa a comida lá. Parabéns aos cozinheiros que são os proprietários tbm, ótimo atendimento, delícia de comida, me sentia em casa, além de ser um ambiente familiar... É muito bom juntar a família, amigos, pra comemorar aniversários, por exemplo. Preciso urgente voltar a frequentar a Peixaria!!!
 
Álix Garcia em 06/06/2013 11:00:16
R$ 45,00? NOSSA QUE ABSURDO. PRA QUE COBRAR ISSO? O KG DE PINTADO É R$ 9,00. VAMOS BARATEAR E DAR MAIS ACESSO AOS QUE NAO PODEM PAGAR R$ 45,00.
 
LUCIANO MARQUES em 06/06/2013 10:59:21
EU SOU DE CUIABÁ E JÁ TIVE O PRIVILÉGIO DE EXPERIMENTAR O TEMPERO DO CASAL, REALMENTE É MUITO GOSTOSO TODOS OS PRATOS DESSE RESTAURANTE E MAIS O AMBIENTE FAMILIAR, NOS FAZ SENTIR EM CASA. PARABÉNSSSS À VCS.
 
PAULA ALVES em 06/06/2013 10:08:02
Sou leitor assíduo do lado B. Admiro a competência dos repórteres, sempre desbravando opções gastronômicas da nossa capital. Já fui a alguns lugares indicados pela coluna e até agora não me arrependi. Espero continuar sendo surpreendido positivamente. Gostaria de deixar uma dica: que tal uma matéria sobre as nossas feiras livres... será que só há pastel, sobá e espetinho?
 
Alex Diogardi em 06/06/2013 09:57:55
Eu conheci eles quando estavam numa casa ali perto do Lago do Amor... e acompanhei o progresso deles, realmente os pratos são uma delícia... parabéns pela persistência e acreditar no que vocês fazem de melhor, e sempre estiveram juntos.... que Deus os abençoe cada vez mais.... Um grande abraço do amigo Salvador.
 
Salvador Fernandes em 06/06/2013 09:52:08
Peguei um cartão deles que estava sendo distribuído próximo ao shopping, resolvi ir conhecer com minha família, a partir desse dia ficamos clientes assíduos, peixaria excelente, preço justo!
 
Paulo Pinheiro em 06/06/2013 09:51:34
Já fui varias vezes, com minha mãe e meus filhos em ocasiões especiais a gente sempre comemora lá,,, e agora que estou morando fora, quando eu estive ai em Campo Grande foi o primeiro lugar onde fomos jantar...
 
Rosana Ramirez em 06/06/2013 09:45:42
Parabéns aos dois que conheço desde o inicio, Américo e Leticia, são um exemplo de trabalho em família que dá certo, e como dá, me lembro do começo deles, na Vila Adelina, posso dizer que fui uma das primeiras clientes, amei a reportagem....parabéns, que Deus continue os abençoando!
 
Marcia Cristina Gonaçlves Freitas em 06/06/2013 09:44:45
Parabéns ao casal, isso é que é ser brasileiro de fato. No improviso, mas com capacidade de melhora sempre. Deus abençoe a vocês e vou até lá experimentar ok.
 
Gilberto Ozuna em 06/06/2013 09:20:40
O lugar é simples, mas a comida é deliciosa!!!!
Costelinha de Pacu frita é uma delicia...
 
Maria Oliveira em 06/06/2013 08:37:57
Sempre passava na frente do Restaurante quando ia comer o famoso pastel do Bambu's, que também fica no Pioneiros, mas somente parei para comer lá numa noite de sábado e tinha poucas opções. Ao chegar ao local o ambiente a noite é meio escuro, o que o torna meio estranho, mas ao fazer o pedido e degustar o prato um prato a la carte, cujo nome não me vem a cabeça, a primeira impressão se desfez, a comida é deliciosa e o prato é muito bem temperado. Após a primeira visita fui mais algumas vezes a noite e levei a família e alguns parentes de SP para experimentarmos o Self Service, é excelente e com uma variedade de pratos muito boa, destaque para o pintado no molho e a "exótica" lasanha de peixe. O preço é justo e a comida excelente. Recomendo.
 
Luciano Yamauchi em 06/06/2013 08:20:32
Realmente é muito bom o almoço neste restaurante, já fui muitas vezes e sempre que posso vou. Parabéns...