ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 32º

Sabor

Ronildo aposta tudo em pastel de caldo picante e moqueca de pintado

Feirante em Coxim, Ronildo conta que receitas típicas e feitas em casa ganharam novos espaços

Por Aletheya Alves | 05/04/2024 08:23
Produção de pastel terá os sabores de empamonado e moqueca de pintado. (Foto: Divulgação/Sebrae/MS)
Produção de pastel terá os sabores de empamonado e moqueca de pintado. (Foto: Divulgação/Sebrae/MS)

Há oito anos, Ronildo Augusto Patussi e Roberta Rezende Rereira trabalham na feira de Coxim e nunca imaginaram que receitas típicas da região, feitas em casa, ganhariam novos espaços. Agora, em sua barraca, o casal vai reconstruir a tradição fazendo empamonado e moqueca de pintado como recheio de pastel.

Para quem não conhece, o empamonado é um caldo picante feito com temperos, carne, feijão e farinha de mandioca. Em geral, a receita é consumida durante os almoços com churrasco. E, sendo uma região com forte influência de pescados, a moqueca de pintado também integra o consumo local.

Tradicionalmente, Ronildo explica que costumava vender os pastéis com recheios comuns como carne e queijo. Mas, após uma oficina realizada com o chef Paulo Vasconcelos, consultor do Sebrae/MS, os conhecimentos produzidos pelas famílias de Coxim foram reinventados.

“Quando ele (o chef Paulo) sugeriu, a gente achou interessante, mas pensou como poderia fazer porque a textura é bem diferente, mas usamos as técnicas e ficou muito bom”, explica Ronildo.

Recheio de moqueca de pintado precisou perder o caldo. (Foto: Divulgação/Sebrae/MS)
Recheio de moqueca de pintado precisou perder o caldo. (Foto: Divulgação/Sebrae/MS)
Produtos ganharam formas com desenho de peixe. (Foto: Divulgação/Sebrae/MS)
Produtos ganharam formas com desenho de peixe. (Foto: Divulgação/Sebrae/MS)
Empamonado é receita típica de Coxim. (Foto: Divulgação/Urbano Alimentos)
Empamonado é receita típica de Coxim. (Foto: Divulgação/Urbano Alimentos)

A quantidade de alguns ingredientes foi alterada para que o caldo, no caso do empamonado, ficasse mais grosso e pudesse preencher o pastel. O mesmo foi feito com a moqueca de pintado, que perdeu parte de seu caldo.

Para Ronildo, que cresceu na cidade, a releitura dos dois pratos típicos é uma forma de manter a cultura viva. E, mais do que exercitar isso dentro de casa, a prática é levada para o público em geral, inclusive para quem nunca experimentou os sabores.

Sobre a ideia de adaptar pratos que aparentemente não se encaixariam como recheio de salgados fritos, Paulo Vasconcelos comenta que as adaptações foram pensadas para facilitar a comercialização e atrair novos clientes.

“Para se tornar recheio de pastel, tivemos que fazer um processo de transformação para que o empamonado virasse um creme e também viabilizamos um molho de pimenta bodinho a base de tomate, para que o feirante pudesse oferecer o prato, com ou sem pimenta, de acordo com o gosto de quem pediu”, relata Paulo.

E, para deixar as receitas com ainda mais identidade, formas em formato de peixe foram desenvolvidas pelo Living Lab (Laboratório de Inovação e Prototipagem) com impressora 3D.

Sabendo da dificuldade em manter o empreendimento ativo na cidade, Ronildo conta que antes de vender pastel e chipa, ele e a esposa tentaram comercializar doces. Mas, com o tempo, viram que precisavam se reinventar.

Agora, com os novos recheios, chegou o momento da segunda reinvenção familiar.

Em relação à consultoria do Sebrae, Ronildo integrou um grupo de feirantes da cidade que participou do projeto “Hoje é dia de Feira”, que integra o programa Cidade Empreendedora. Além da oficina gastronômica, os feirantes receberam capacitação sobre mercado, marketing e design.

Para experimentar os pratos, as receitas terão sua estreia com o público nesta sexta-feira (5), das 15h às 23h, na Feira da Concha Acústica. Haverá um evento para comemorar os oito anos do espaço.

Ronildo e Roberta trabalham na feira da cidade e já precisaram se reinventar. (Foto: Arquivo pessoal)
Ronildo e Roberta trabalham na feira da cidade e já precisaram se reinventar. (Foto: Arquivo pessoal)

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias