ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 23º

Sabor

Sonho de Wilson, agora doce de leite tem "Selo Arte", o 1º do Brasil

Wilson criou o doce de leite Ponto Alto, que é a regularização mais importante para produtos artesanais no Brasil

Lucas Mamédio | 15/12/2020 07:07
Doce de leite Ponto Aldo (Foto: Divulgação)
Doce de leite Ponto Aldo (Foto: Divulgação)

Uma relíquia gastronômica “se esconde” em Nova Alvorada do Sul, na Estância Alvorada. É nesse local que o produtor de leite Wilson Igi criou o doce de leite Ponto Alto, que acaba de receber do governo federal o Selo Arte, forma de regularização dos produtos alimentícios de origem animal, que precisam ser produzidos de forma artesanal. Somente após a conquista deste selo o produtor pode comercializar seus produtos para outros estados.

Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), desde 2019, quando o Selo Arte foi regulamentado, 52 Selos Arte foram concedidos, sendo a maioria para produtores de queijo de Minas Gerais. O doce de leite Ponto Alto, de Mato Grosso do Sul, é o primeiro da categoria a receber o selo.

Tacho para produção do doce de leite (Foto: Divulgação)
Tacho para produção do doce de leite (Foto: Divulgação)
O doce é feito na EstÂncia Alvorada em Nova Alvorada (Foto: Divulgação)
O doce é feito na EstÂncia Alvorada em Nova Alvorada (Foto: Divulgação)

O doce de leite de Wilson é um sonho antigo do produtor rural. “Eu já sou produtor de leite há 15 anos, mas a produção do doce leite em 2019. Fui fazendo vários testes até chegar nesse ponto que é o comercializado”.

Ele conta que no começo foi bem pragmático, pois não tinha nem sequer uma receita. “Eu não sabia e tive que aprender como todo mundo. Eu distribuí 300 potes com doce e junto mandei um questionário perguntando as preferências de quem estava consumindo como “prefere mais escuro ou mais claro”, “mais doce ou menos doce”, "mais brilhoso ou menos brilhoso” e assim cheguei numa receita que se adequasse ao gosto do cliente”.

A receita de Wilson é simples: leva leite, açúcar e bicarbonato. “O segredo é  qualidade do meu leite. Iniciamos com um lote de girolando, na sequência um lote de jersey, até que chegamos na qualidade desejada com o cruzamento dessas duas raças””.

Wilson recebendo o Selo Arte (Foto: Divulgação)
Wilson recebendo o Selo Arte (Foto: Divulgação)

No caso do doce de leite Ponto Alto, o produtor rural Wilson Igi, só tinha autorização para comercialização no próprio município de Nova Alvorada do Sul, por meio do SIM – Serviço de Inspeção Municipal.

“Foi um longo trajeto até a conquista do Selo Arte. Quando comercializávamos apenas o leite, poucas vezes recebíamos pela qualidade, pagavam apenas pelo volume. Foi então que decidimos agregar valor ao leite e, entre o queijo e o doce de leite, optamos pelo produto mais valorizado e com menor concorrência no mercado”, explica Igi.

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Campo Grande, Rochedo e Corguinho (SRCG), Alessandro Coelho, a meta é aumentar de forma significativa o volume de Selo Arte na região.

O leite é de vacas Girolando e Jersey (Foto: Divulgação)
O leite é de vacas Girolando e Jersey (Foto: Divulgação)

“Trabalhamos com a finalidade de democratizar o acesso ao Selo e incluir muitos mais produtores nesse processo de certificação para diferentes produtos artesanais.

O produtor ainda indica a forma mais gostosa de aproveitar seu doce de leite. “Por não ser tão doce e ser bem apurado, ele é ideal pra comer de colher, puro mesmo, mas também dá pra comer com pão, com queijo”.

Por enquanto a distribuição está sendo feita apenas para Campo Grande, em alguns estabelecimentos. Mais informações podem ser obtidas pelo número (67) 99982-5340.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias