ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 21º

Lado B

Tradição japonesa, a gincana esportiva Undokai reúnirá gerações

Luciana Brazil | 24/05/2014 12:37
No ano passado, o governador participou do aquecimento Radio Taicho. (Foto:Associação Nipo)
No ano passado, o governador participou do aquecimento Radio Taicho. (Foto:Associação Nipo)

Os preparativos para a Undokai, a tradicional gincana esportiva da colônia japonesa, começaram na manhã fria deste sábado (24), no clube da Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira da Capital. Barracas e tendas já estão montadas no local.

A 29° edição da Undokai vai reunir cinco gerações entre descendentes e japoneses. O presidente da Associação, Acelino Sinjó Nakasato, explica que neste ano participarão isseis (imigrantes japoneses), nisseis (filhos de japoneses), sanseis (netos de japoneses), yonseis (bisnetos de japoneses) e gosseis (trinetos de japoneses).

"Dessa vez vamos reunir cinco gerações. Isso é motivo de comemoração", comemora Acelino.

A competição acontece amanhã, das 8 às 18 horas e a entrada é gratuita. Histórica no Japão, a Undokai terá mais de 20 provas neste ano. Além da corrida entre pai e filho e a corrida de gerações - avó, pai (ou mãe) e filho – a festa tem também cabo de guerra e bola ao cesto.

Uma das disputas é específica para as autoridades políticas, que com frequência participam da abertura do evento. “O governador sempre participa”, lembra Acelino.

Como nos anos anteriores, a associação espera receber cerca de 3 mil pessoas. Esse é o número registrado em apenas uma noite da Bon Odori, outra festa japonesa que acontece todos os anos na Capital. Entretanto, diferente dela, a Undokai ainda não se tornou tão popular, analisa Acelino. “Quero convidar as pessoas a participar da festa. É muito divertida”, comenta.

O presidente usa o nome da competição para explicar a importância do evento para a colônia. “Em japonês, 'undo' significa esporte. 'Kai' vem de união. Ou seja, é um momento para reunir a família, unir os amigos. É muito importante para nós. E também nos deixa próximos da cultura japonesa”.

No Japão, a Undokai acontece geralmente nas escolas, reunindo pais e filhos, sempre no mês de maio. “Aqui seguimos a tradição. Nós fazemos também no mês de maio por ser o mês do trabalhador (1° de maio - dia do trabalho”.

Em Campo Grande, na praça da alimentação, comidas típicas darão o toma do evento, como sobá e sushi. Mas também terá cachorro quente, arroz carreteiro e doces.

Realizado há 29 anos ininterruptos, o evento conta com a participação da comunidade nikkey e simpatizantes da cultura japonesa. A novidade neste ano é a ampliação da área onde acontecem as provas. “Nós ampliamos o campo, que dará dinamismo e uma área maior para os participantes, além de fazer parte das comemorações do centenário da Imigração Japonesa em Campo Grande”, explicou.

História- A primeira gincana esportiva no Japão, em estilo ocidental, foi realizada em 6 de junho de 1885. À época, a modificação nos métodos educacionais no Japão e o convite a professores de educação física do ocidente,  culminaram na implantação das modalidades esportivas comuns do outro lado do mundo. Assim, as gincanas e clubes esportivos passaram a ser muito procurados.

O dia do esporte é intensamente comemorado em todo o Japão e as comunidades japonesas no Brasil realizam a gincana esportiva Undokai. O peixe Koi (Carpa) é o símbolo da gincana, já que nada contra correnteza, enfrentando obstáculos para vencer.

O Undokai  faz parte do calendário oficial da Prefeitura Municipal de Campo Grande, por ser uma das maiores colônias do Brasil.

Nos siga no Google Notícias