Governo e setor privado unem forças para impulsionar produção de milho
Após safra afetada pela estiagem, programa vai atender especialmente os produtores de médio e grande porte

Para enfrentar a queda na produtividade do milho e impulsionar a produção rural, foi lançado nesta quinta-feira (26), pelo governo do Estado, o Programa para Incremento da Produtividade de Milho de Mato Grosso do Sul.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Governo de Mato Grosso do Sul e Corteva Agriscience lançam programa para aumentar a produtividade do milho no Estado. A iniciativa visa auxiliar produtores de médio e grande porte com tecnologias modernas, sementes adaptadas e manejo eficiente, especialmente após a estiagem que impactou a safra 2023/2024. O programa, lançado na Fazenda Boa Vista em Ponta Porã, terá campos-modelo e transferência de conhecimento técnico pela Corteva. A empresa investirá em pesquisa e desenvolvimento de híbridos adaptados à região, como os P3310VYHR e P3322PWU. A expectativa é reverter a baixa produtividade de 67 sacas por hectare registrada na última safra, impulsionando a produção estadual e a industrialização ligada ao setor.
O evento ocorreu na Fazenda Boa Vista. Organizado pela empresa Corteva Agriscience, o evento é voltado para produtores e autoridades em Ponta Porã.
O objetivo do programa é apresentar soluções práticas e eficazes para aumentar a produtividade das lavouras sul-mato-grossenses por meio de tecnologias modernas, sementes adaptadas, manejo eficiente e implantação de campos-modelo.
A ação visa atender especialmente os produtores de médio e grande porte com perfil inovador. A Corteva será responsável pela transferência de conhecimento técnico e desenvolvimento das áreas demonstrativas.
“É o momento de trazer competitividade à nossa lavoura. O Estado está presente para trabalhar e facilitar a vida de quem produz. Estamos unindo esforços para gerar os resultados que precisamos. Mato Grosso do Sul está em crescimento e tem a nossa produção como base. A própria industrialização vem do agro”, destacou o governador Eduardo Riedel (PSDB), ao reforçar o compromisso do governo com o setor produtivo.
Segundo dados da Aprosoja/MS e da Famasul, na segunda safra de 2023/2024, a produtividade média do milho no Estado foi de apenas 67 sacas por hectare, resultado impactado pela estiagem que atingiu mais de 90% dos municípios. A nova iniciativa surge como resposta concreta a esse cenário, reunindo tecnologia, pesquisa e suporte técnico para transformar a realidade do campo.
A senadora Tereza Cristina (PP) também participou do lançamento e destacou o papel da tecnologia na superação dos desafios do setor. “O Brasil tem a melhor agricultura do mundo, e este sistema tecnológico dá certo e aumenta a produtividade. Os produtores estão sempre inovando e buscando alternativas de sucesso”, afirmou.
Um dos exemplos apresentados foi o da Fazenda Boa Vista, em Ponta Porã, dos irmãos Ângelo e Mário Pignataro. Com o uso de híbridos de milho da Pioneer (marca da Corteva), soluções químicas e biológicas, e práticas de manejo ajustadas às condições climáticas da região, eles conseguiram alcançar resultados expressivos mesmo em anos de estiagem. Na última safra, por exemplo, a produtividade chegou a 85 sacas por hectare, 27% acima da média estadual.
Para o diretor de marketing de sementes da Corteva, Anelcindo Souza, a iniciativa marca um novo ciclo de inovação no Estado. “Estamos lançando um programa baseado em Mato Grosso do Sul. Sabemos dos desafios dos produtores e sempre ressaltamos que não existe fórmula mágica, mas sim a junção de várias tecnologias. Elas serão fundamentais para aumentar a produtividade.”
A Corteva investe cerca de US$ 4 milhões por dia em Pesquisa & Desenvolvimento em todo o mundo. No Brasil, são 10 unidades dedicadas à pesquisa, incluindo uma estação satélite em Fátima do Sul, voltada a desenvolver híbridos e soluções adaptadas ao clima, solo e desafios do Estado. Entre os materiais desenvolvidos estão os híbridos P3310VYHR e P3322PWU, que já demonstram desempenho superior nas lavouras sul-mato-grossenses.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.
Confira a galeria de imagens: