ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 23º

Lado Rural

Participação de equídeos na Expogrande depende de atestado negativo para mormo

Exigência está amparada em portaria do Mapa; doença é contagiosa e pode ser transmitida para o ser humano

Por José Roberto dos Santos | 26/02/2024 16:36
Equinos, muares e asisinos terão de possuir atestado negativo de mormo. (Foto: Arquivo/Iagro)
Equinos, muares e asisinos terão de possuir atestado negativo de mormo. (Foto: Arquivo/Iagro)

A Acrissul está comunicando aos criadores de equídeos (equinos, muares e asisinos) que a participação dos animais na Expogrande e em qualquer evento nas dependências do Parque de Exposições Laucídio Coelho, dependerá da apresentação do atestado sanitário negativo de mormo. A feira acontece de 4 a 14 de abril deste ano.

O atestado é emitido pelo médico veterinário contratado pelo criador.

A exigência está amparada pela Portaria número 593 do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), de 30 de junho de 2023, que aprova as diretrizes gerais para a prevenção, controle e erradicação do mormo em todo o território nacional.

Sobre o mormo

Segundo a Iagro-MS (Agência de Sanidade Vegetal e Animal), o mormo é uma doença infectocontagiosa grave que acomete os equídeos (equinos, asininos e muares), mas que pode acometer outras espécies de maneira acidental, como o homem (zoonose), carnívoros e pequenos ruminantes.

A doença é causada pela bactéria Burkholderia mallei, que ocasiona alta taxa de mortalidade nos equídeos e, no homem é fatal. Os sinais clínicos mais frequentes são: febre, tosse e corrimento nasal. A doença pode se manifestar na forma aguda ou crônica, sendo que a forma crônica, geralmente, ocorre em equinos e a forma aguda em muares e asininos. Em equídeos os sinais são classificados em três categorias: nasal, pulmonar e cutânea.

A principal via de infecção é a digestiva, podendo ocorrer também pelas vias respiratórias, genital e cutânea. Animais infectados e portadores assintomáticos são importantes fontes de infecção.

A disseminação do agente no ambiente ocorre através da água, alimentos (forragens, melaço), fômites (bebedouros, cochos, equipamentos de montaria compartilhados). A mosca doméstica também pode contribuir para a disseminação da bactéria.

Nos siga no Google Notícias