ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

“Sem peixe, não tem pescador, nem turista”, diz Reinaldo ao defender projeto

MPF em Corumbá recomendou a suspensão temporária do decreto até que seja elaborado um novo texto

Gabriel Neris e Tainá Jara | 18/11/2019 15:18
Governador diz que está dialogando com pescadores (Foto: Kísie Ainoã)
Governador diz que está dialogando com pescadores (Foto: Kísie Ainoã)

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) voltou a defender nesta segunda-feira (18) o programa cota zero, que proíbe o transporte de peixe por pescadores amadores a partir do ano que vem.

“Temos que colocar o entendimento que os estoques estão diminuindo, se não preservarmos, principalmente as espécies nobres, não terá mais peixes, e aí não tem pescador artesanal, amador e não tem o turista. Acaba dizimando uma atividade econômica”, disse Reinaldo nesta tarde.

O chefe do Executivo Estadual ressaltou que segue o diálogo com o MPF (Ministério Público Federal) e também com o grupo de pescadores contra a proibição. “Temos que ter consciência de que está sendo proibido o transporte, e não pescar, consumir dentro do hotel, do barco”, completou.

No início do mês, o MPF em Corumbá recomendou ao governo do Estado a suspensão temporária do decreto até que seja elaborado um novo texto. O órgão sugeriu mais pesquisas sobre o tema e um debate mais amplo com todos os setores que irão sofrer consequências. O MPF destaca que as medidas adotadas impactam a atividade dos pescadores profissionais artesanais e podem torná-los vulneráveis.

Recomendou ainda, entre outros pontos, que o tema seja debatido com populações vulneráveis, ribeirinhos, assim como a elaboração de estudos socioeconômicos sobre os pescadores artesanais e a adoção de medidas que reduzam os impactos decorrentes da norma. O documento orienta, ainda, que seja feita a diferenciação da pesca e do turismo nas bacias do Paraguai e do Paraná e que sejam realizados estudos sobre a ausência de impactos do “pesque e solte”. Por fim, MPF também propôs a realização de estudos que permitam estimular a pesca e de peixes considerados “menos nobres”, como a piranha.

O que era rápido, melhorou! Seja exclusivo, cadastre o telefone (67) 99981 9077 e receba as notícias mais lidas no Campo Grande News pelo seu WhastApp. Adicione na sua lista de contato, mande um "OI", e automaticamente você será cadastrado.

Nos siga no Google Notícias