ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 25º

Meio Ambiente

Ação instrui população sobre plantio correto de árvores pela Capital

Adriano Fernandes | 05/06/2017 15:25
Apresentação da companhia Aplausos, na tarde deste domingo (04). (Foto: Divulgação)
Apresentação da companhia Aplausos, na tarde deste domingo (04). (Foto: Divulgação)

Segundo a Energisa – concessionária que distribui energia elétrica na Capital e pelo Estado -, cerca de 40% dos transtornos gerados quanto à interrupção no fornecimento de energia, são causados pelo plantio irregular de árvores.

Com base nestes dados, no último domingo (04), a empresa promoveu uma tarde de distribuição e conscientização sobre a conservação adequada das plantas.

“Cerca de 40% dos problemas no fornecimento de energia são ocasionados por plantio inadequado de árvores por terceiros, e como isso afeta a segurança dos clientes, decidimos conscientizar as pessoas sobre as mudas adequadas para o plantio das espécies em frente às residências”, comentou o diretor técnico e comercial da Energisa, Marcelo Vinhaes.

Família que participou da iniciativa promovida pela Energisa. (Foto: Divulgação)
Família que participou da iniciativa promovida pela Energisa. (Foto: Divulgação)

A ação do projeto ‘Árvores e Rede Elétrica, uma convivência que necessita de cuidado’, ocorreu nos Altos da Avenida Afonso Pena era em alusão ao Dia do Meio Ambiente, comemorado nesta segunda-feira (05), e contou, inclusive, com peça teatral da Companhia de Teatro ‘Aplausos’ abordando, de forma lúdica e interativa, o processo de arborização e as espécies adequadas para calçadas e locais sob a rede elétrica e iluminação pública.

A apresentação aconteceu no palco da unidade móvel do “Projeto Nossa Energia”, montado nas imediações da Cidade do Natal. O veículo é equipado para a realização de palestras educativas, demonstrações de experimentos físicos e maquetes, e dispõe de informações sobre uso racional e seguro de energia elétrica à população.

A preocupação da distribuidora é em evitar conflitos que possam comprometer a qualidade e segurança do serviço prestado em todo o estado. “É muito importante essa ação da Energisa. A preservação do meio ambiente depende, em grande parte, da nossa atitude”, elogiou o instrutor de trânsito, Willian Rodrigues de Souza, durante o evento.

A ação contou ainda com a distribuição de mudas de pequeno porte, carrinho de pipoca e a entrega de folder explicativo sobre a prática correta de realização das podas urbanas: poda de formação, poda de correção, poda de limpeza, poda de rebaixamento e poda emergencial.

As espécies devem ainda:

• Estar adaptadas ao clima
• Ter porte adequado ao espaço disponível
• Ter forma e tamanho de copa compatível ao espaço disponível

A Energisa reforça que a poda particular, sem a autorização do órgão ambiental responsável, é proibida. Se você conhece alguma pessoa que planta em áreas próximas à rede elétrica, repasse essas informações, ou ligue para a Energisa: 0800 722 7272.

Nos siga no Google Notícias