ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 30º

Meio Ambiente

Aeronaves vão ajudar a combater os focos de incêndios no Pantanal

Governo do Estado enviou hoje reforço de duas aeronaves e bombeiros para combater o fogo na região

Rosana Siqueira | 21/04/2020 15:03
Efetivo de bombeiros vai ajudar a combater os focos de incêndios (Divulgação)
Efetivo de bombeiros vai ajudar a combater os focos de incêndios (Divulgação)

Para reforçar o trabalho das equipes de combate a incêndios no Pantanal, o Governo do Estado enviou hoje aeronaves e reforçou o efetivo do Corpo de Bombeiros no município de Corumbá. De janeiro a abril de 2020,  cresceu em 40% a quantidade de focos de queimadas na região em relação ao mesmo período do ano passado.

Somente no entorno de Corumbá são 400 focos de incêndios atualmente, segundo dos da Sala de Situação criada para monitorar os incêndios em Mato Grosso do Sul. No ano passado, o Pantanal pegou fogo literalmente, com perdas enormes em vegetação e fauna nativa.

Em 2020, o problema chegou ainda mais cedo.  “O que aconteceu em março e vem acontecendo em abril é algo que nós esperávamos que só acontecesse a partir de junho. Nós estamos com indicadores que apontam quase dois meses de antecipação do tempo seco. Não temos ainda elementos suficientes pra decretar emergência, mas já tivemos de tomar algumas medidas emergenciais imediatas em reação ao que foi detectado”, informou o secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), que coordena o trabalho junto com o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Ibama e Prevfogo.

Também não há previsão de chuvas para as próximas semanas, o que levou a ação de emergência coordenada pelo governo e que envolve outros estados. "Já foram acionados os governos do Mato Grosso, Santa Catarina e Distrito Federal. Agora, estamos estruturando a questão logística, que envolve a disponibilização de combustível para as aeronaves e veículos terrestres, alojamento e alimentação para as equipes”, diz Verruck.

Já estão à disposição no Aeroporto de Corumbá duas aeronaves Air Tractor.
Já estão à disposição no Aeroporto de Corumbá duas aeronaves Air Tractor.

Hoje  já estão à disposição no Aeroporto de Corumbá duas aeronaves Air Tractor, específicas de combate à incêndio florestal, enviadas pelo Corpo de Bombeiros Militar de MT e do DF. Cada uma delas tem capacidade para lançar até 3.200 litros de água. “Iremos utilizar o Aeroporto Internacional de Corumbá para abastecimento de QAv e Água, dentro do horário de funcionamento do local, que é das 7h às 17h”, informou.

O Governo também solicitou ao Ibama de Brasília a contratação de brigadistas em caráter temporário. “Ao todo, estamos mobilizando neste primeiro momento 30 bombeiros para reforçar as ações na região, sendo do 15 do CBMMS. Que atuarão em terra. O Ibama em Brasília também está tentando a obtenção de recursos para disponibilizar um helicóptero”, acrescentou o Coronel Joílson.

Para o combate aéreo, foi solicitado outro helicóptero junto ao Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. “O helicóptero é importante para posicionar as equipe de Bombeiros o mais próximo do foco de incêndio ou seja da linha de incêndio. A aeronave joga água na linha diminuindo a temperatura e possibilitando que a equipe de terra se aproxime e  apague o incêndio”, finalizou o comandante do CBMMS.

O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Joilson Alves do Amaral, explicou que “todos os meses deste ano já estão com números de focos de calor acima da média. O mês de Março foi o maior da serie histórica (desde 1999) e o mês de abril, até o momento, já tem o maior número de queimadas dos últimos 10 anos”.

O secretário Jaime Verruck lembr que a Polícia Militar Ambiental vai investigar a origem das queimadas. “Queimada é crime ambiental e algumas denúncias recebidas pela PMA serão devidamente apuradas. Importante lembrar que existe uma técnica, que é o manejo integrado do fogo, que pode ser devidamente aplicada pelo produtor rural, sob orientação e controle do Imasul”.

Nos siga no Google Notícias