ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

Água barrenta que atingiu Rio da Prata saiu de fazenda que cultiva soja

Área é arrendada e a cultura está em fase inicial, segundo a Polícia Militar Ambiental

Mayara Bueno | 19/11/2018 14:28
Imagem aérea do Rio da Prata, então cristalino, após a última chuva na região. (Foto: Divulgação)
Imagem aérea do Rio da Prata, então cristalino, após a última chuva na região. (Foto: Divulgação)

A PMA/MS (Polícia Militar Ambiental de Mato Grosso do Sul) afirma que identificou a fazenda de onde saiu a água com barro que atingiu o Rio da Prata, em Jardim. Na área, localizada a 2 km da região afetada, há plantio de soja.

Na sexta-feira (dia 16), uma chuva forte foi registrada na cidade. O Prata, rio que corta o balneário daquela cidade, mudou o tom cristalino para uma água completamente cheia de barro. Além de espantar turistas, o principal problema é o prejuízo ao meio ambiente.

Segundo nota da corporação, os policiais vistoriaram fazendas da região desde sábado (dia 17) para identificar o que teria causado a turbidez nas águas do Rio da Prata. A busca partiu do ponto de afluência da mudança da coloração da água.

A identificação também passou pelo uso de drone, para registro de imagens aéreas. A conclusão que se chegou, segundo a PMA, foi de “possibilidade do sedimento ter saído de uma fazenda de plantio de soja, com terreno gradeado e a cultura em estágio inicial”.

Foi verificado que a chuva intensa causou enxurrada, encheu uma represa construída para contenção da água de escoamento, “a qual não suporta a totalidade de água, que teria sido carreada com sedimento ao Rio da Prata”.

Ainda de acordo com a Polícia Militar Ambiental, a fazenda é arrendada e tem atividade agrícola licenciada pelo órgão ambiental. A partir da constatação da fiscalização, um relatório será encaminhado ao Imasul, para avaliação de possível descumprimento das condições do licenciamento.

Se for constatada irregularidade, quem está com a terra arrendada poderá ser multado. Uma ação no Ministério Público também deve entrar com uma ação civil pública para reparação de danos.

Grave

O secretário da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familia), Jaime Verruck, disse que a situação no Rio da Prata é grave e medidas emergenciais já estão previstas naquela região. 

“Estamos acompanhando os fatos, já tivemos essa situação no município de Bonito. Primeiro é a questão do volume de chuvas, nós já fizemos várias reuniões com o trade turístico e com os sindicatos rurais. Reconhecemos a gravidade da situação. Tem que haver uma situação de política pública, mesmo quando chove pouco”, comentou mais cedo o titular.

Propriedade que fica próxima ao Rio da Prata. (Foto: Divulgação)
Propriedade que fica próxima ao Rio da Prata. (Foto: Divulgação)
Área em meio à vegetação após chuva. (Foto: Divulgação).
Área em meio à vegetação após chuva. (Foto: Divulgação).
Nos siga no Google Notícias