ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Acionada por moradores, PMA faz vistoria no Rio da Prata

Chuva que caiu na sexta-feira (16) durou mais de uma hora e encheu o rio de [água barrenta

Izabela Sanchez | 19/11/2018 11:02
Chuva que atingiu Jardim na sexta-feira (16) deixou Rio da Prata com cor de lama (Foto: Divulgação)
Chuva que atingiu Jardim na sexta-feira (16) deixou Rio da Prata com cor de lama (Foto: Divulgação)

A chuva de sexta-feira (16) arrastou a lama que caiu no Rio da Prata e trocou o visual cristalino pela cor marrom. A situação é denunciada por proprietários de pesqueiro e do balneário em Jardim, a 233 km de Campo Grande. Motivada por denúncias de moradores, a PMA (Polícia Militar Ambiental) enviou equipes ao local.

Uma das proprietárias do balneário de Jardim, Henriqueta Rodrigues afirma que a água continua turva desde sexta-feira, após mais de uma hora de chuva. Segundo a proprietária, o rio deve demorar alguns dias para voltar ao tom cristalino. Conforme a PMA, os policiais foram ao local para investigar a origem dos sedimentos que caíram na água.

Mata ciliar – A denúncia foi feita pelos donos do Seu Assis Camping e Balneário, que fica a 35 km da área urbana de Jardim, que registraram imagens do rio cheio de lama. O que denunciam é que a proximidade das lavouras, que causam desmatamento e retiram a mata ciliar, e dessa forma, agravam a situação.

“Toda vez que chove fica assim, mas não desse jeito, de uns tempos para cá piorou. É a atividade perto do rio [que prejudica]. Têm maneiras de se fazer para não deixar a terra vermelha, esse barro, cair para dentro da água”, afirmou Diego Scherer Luciano, um dos donos e que trabalha diariamente no balneário.

Para o coronel reformado Ângelo Rabelo, que hoje atua no Instituto Homem Pantaneiro, há diversos fatores que prejudicam as águas, desde a manutenção das estradas vicinais que cruza o Prata. “Nós também temos o problema do banhado, que está na Justiça. Estamos brigando para que o banhado seja transformado em uma área protegida”.

Nos siga no Google Notícias