ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

Governo vê situação “grave” no Rio da Prata e prepara ações emergenciais

Chuvas têm levado sedimentos de barro para o rio na região de Jardim e Bonito. Situação preocupa população e setor turístico

Izabela Sanchez | 19/11/2018 12:03
Rio da Prata na região de Jardim (Foto: Divulgação)
Rio da Prata na região de Jardim (Foto: Divulgação)

O rio era cristalino, mas agora tem cor de barro. É a situação do Rio da Prata, que recebeu diversos sedimentos de lama depois da chuva que caiu em Jardim, a 233 km de Campo Grande, na sexta-feira (16). Para o governo de Mato Grosso do Sul a situação é grave e ações emergenciais já são programadas.

É o que explicou o titular da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) Jaime Verruck. “Estamos acompanhando os fatos, já tivemos essa situação no município de Bonito. Primeiro é a questão do volume de chuvas, nós já fizemos várias reuniões com o trade turístico e com os sindicatos rurais. Reconhecemos a gravidade da situação. Tem que haver uma situação de política pública, mesmo quando chove pouco”, comentou.

O secretário afirma que a mesma situação ocorre nas regiões de Bonito e Bodoquena, com os rios Formoso, Formosinho e Betione.

“Fizemos diversas reuniões com o trade turístico para que nos ajudem a identificar esses pontos. Não podemos deixar que isso continue, porque a situação se agravou. O Estado vai fazer uma ação emergencial, conversamos com o Prefeito esse final de semana. Rio da prata, formoso, formosinho e betione, em Bodoquena. A situação merece atenção especial do poder público”, comentou.

Jaime Verruck, secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
Jaime Verruck, secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

Estradas e lavouras – Conforme o secretário, equipes já identificaram que o problema é causado por duas situações: estradas de terra próximas ao rio e propriedades rurais que não fazem curva de nível ao longo das lavouras. Verruck afirma que a pasta está mapeando as propriedades rurais. “Identificadas as propriedades, vamos determinar que faça a curva de nível, se ele não fizer pode ser autuado pela questão ambiental”, declarou.

“Para fazer o diagnóstico disso, primeiro temos a situação das estradas, que acabam sendo canais que levam essa água para dentro do rio. A primeira ação é a retenção nas laterais das estradas. O segundo ponto é o plantio agrícola. Essas áreas tinham pecuária e foram convertidas para a agricultura. Em várias propriedades não tem curvas der níveis para fazer retenção de água”, detalhou.

Denúncia - A situação é denunciada por proprietários de pesqueiro e do balneário em Jardim, a 233 km de Campo Grande. Motivada por denúncias de moradores, a PMA (Polícia Militar Ambiental) enviou equipes ao local.

Uma das proprietárias do balneário de Jardim, Henriqueta Rodrigues afirma que a água continua turva desde sexta-feira, após mais de uma hora de chuva. Segundo a proprietária, o rio deve demorar alguns dias para voltar ao tom cristalino. Conforme a PMA, os policiais foram ao local para investigar a origem dos sedimentos que caíram na água.

Nos siga no Google Notícias