Água Clara registra 40,1ºC e se torna a 2ª cidade mais quente do País
Temperatura elevada e ar seco colocam cidade em alerta, enquanto Inmet emite avisos de tempestade

Os termômetros de Água Clara, a 193 quilômetros de Campo Grande, marcaram 40,1ºC na tarde desta segunda-feira (8). A alta temperatura, combinada com umidade do ar de apenas 11%, tornou a cidade a segunda mais quente e com o segundo ar mais seco do País até as 15h.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) classificou o índice de umidade como estado de emergência.
- Leia Também
- Maioria dos internautas diz manter cuidados de saúde em dias de calor extremo
- Enquete: Você segue orientações de saúde durante o calor extremo em MS?
O índice de 11% foi igualado por Cassilândia e ficou atrás apenas dos 10% registrados em São Simão (GO). A baixa umidade aumenta o risco de problemas de saúde, como ressecamento da pele, irritação nos olhos, boca e nariz, além de facilitar a ocorrência de incêndios florestais.
O instituto também emitiu dois alertas de perigo potencial para tempestades em Mato Grosso do Sul. Um abrange o sul e sudoeste do estado, e o outro cobre uma faixa do leste ao oeste, incluindo Campo Grande.
A população é orientada a ingerir mais líquidos, evitar exposição ao sol e reduzir atividades físicas durante os horários mais quentes. O uso de hidratantes e a umidificação de ambientes também são recomendados para reduzir os efeitos do ar seco.
Além de Água Clara, outros 14 municípios enfrentam baixa umidade nesta segunda, com índices variando entre 12% e 20%. Entre eles estão Alcinópolis, Aparecida do Taboado, Camapuã, Chapadão do Sul, Costa Rica, Figueirão, Inocência, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Selvíria, Sonora e Três Lagoas.
Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.