ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Meio Ambiente

Águas Guariroba doa 8 mil mudas para plantio em mananciais da Capital

Luciana Brazil | 11/12/2014 11:24
Mudas são cultivadas na ETE do bairro Los Angeles. (Foto: Divulgação)
Mudas são cultivadas na ETE do bairro Los Angeles. (Foto: Divulgação)

Oito mil mudas de árvores nativas do Cerrado, que serão plantadas em áreas de manancial, foram doadas pela concessionária Águas Guariroba para o projeto Águas Brasil, realizado em parceria entre o Instituto WWF, Banco do Brasil e ANA (Agência Nacional de Águas). A entrega simbólica das plantas acontece no próximo sábado (13), às 8h30, na Estância São Luiz, na BR-262.

Parte das mudas doadas - 1,2 mil- será plantada às margens do córrego Saltinho, que fica na bacia do córrego Guariroba, um dos principais córregos de abastecimento de Campo Grande. O Guariroba é também uma das quatro microbacias do Cerrado inseridas no projeto Águas Brasil, que tem ações em todo país.

A intenção da concessionária é cooperar com as ações de preservação dos mananciais e das matas ciliares da Capital. As mudas doadas são cultivadas no viveiro mantido pela concessionária na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) no bairro Los Angeles.

Segundo a Águas, o local tem capacidade para produzir cerca de 50 mil mudas por ano. Entre as espécies doadas para o projeto estão paineira rosa, jenipapo, jatobá do cerrado, canafístula, imbirussu, ipê amarelo e ipê branco.

Participam do plantio, alunos da Escola Municipal Domingos Gonçalves Gomes, da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Uniderp, voluntários do WWF e Banco do Brasil. Representantes das secretarias municipal e estadual de Meio Ambiente, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), da Águas Guariroba e produtores rurais também irão plantar mudas.

Água Brasil – O projeto, desenvolvido pelo Banco do Brasil, tem ações em todos os biomas e regiões brasileiras, desenvolvendo projetos modelo que serão replicadas pelo país. Uma das iniciativas do programa envolve produtores rurais disseminando o uso de boas práticas agrícolas e a restauração florestal, visando a produção sustentável e a proteção dos recursos naturais. O programa se desenvolve em 14 microbacias localizadas nos diferentes biomas brasileiros.

Nos siga no Google Notícias