Após “banho de lama”, Rio Formoso amanhece limpo em Bonito
Curso d’água percorre 120 quilômetros até desaguar no Miranda
O Rio Formoso, atrativo turístico em Bonito, amanheceu sem lama nesta quarta-feira (dia 29). Ontem, a água estava turva, resultado da chuva forte nos últimos dias.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O Rio Formoso, em Bonito, amanheceu limpo nesta quarta-feira, após apresentar água turva devido às fortes chuvas que atingiram a região nos últimos dias. O Balneário Municipal foi interditado na terça-feira, mas já está aberto ao público. O prefeito Josmail Rodrigues informou sobre a manutenção das estradas para evitar a contaminação dos rios. O Rio Formoso, que se estende por 120 km e é alimentado por diversos afluentes, enfrenta desafios relacionados à proteção ambiental. Um relatório aponta que as áreas de proteção são insuficientes e que a regulamentação da Lei das Águas Cristalinas está pendente desde 1998.
O Balneário Municipal chegou a ser interditado na segunda-feira (dia 27) devido ao volume de chuva que atingiu a cidade. Em dois dias, foram 190 milímetros. Hoje, o local está aberto ao público.
- Leia Também
- Rio Formoso fica tomado pela lama após chuvas em Bonito
- Águas do Rio Formoso ficam turvas após chuva
Ao Campo Grande News, o prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues (PL), informou que é feito um trabalho de manutenção das estradas vicinais para que a água da enxurrada não escoe para os rios, sendo esse um dos motivos da mudança de coloração no Rio Formoso.
O corpo hídrico é irrigado por vários afluentes: Formosinho, Cristalino, Anhumas, Sucuri, Córrego Seco, Taquaral e Bonito. O banhado se estende por área de 2.642 hectares e exerce função essencial, com afloramentos e nascentes que gradualmente alimentam o Rio Formoso.
Contudo, relatório de inspeção ambiental detalha que as áreas de proteção são insuficientes e que falta a regulamentação da Lei das Águas Cristalinas, à espera da definição de multas desde 1998. O Rio Formoso corre por 120 km dentro do município de Bonito até desaguar no Rio Miranda.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.



