ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, TERÇA  28    CAMPO GRANDE 28º

Meio Ambiente

Rio Formoso fica tomado pela lama após chuvas em Bonito

Choveu 190 milímetros na cidade em dois dias; situação causou cheias e suspendeu passeios

Por Judson Marinho | 28/10/2025 16:13


RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

As chuvas intensas em Bonito, Mato Grosso do Sul, elevaram o nível do Rio Formoso, deixando suas águas turvas e barrentas. Nos últimos dois dias, a cidade registrou 190 milímetros de chuva, o que levou à interdição do Balneário Municipal por questões de segurança. O prefeito Josmail Rodrigues destacou que o acúmulo de água nas estradas vicinais contribuiu para a mudança na coloração do rio. Apesar de algumas áreas já estarem retomando a coloração habitual, a limpeza total depende das condições climáticas dos próximos dias. Atividades turísticas, como passeios e mergulhos, foram suspensas temporariamente. O Cemtec prevê tempo instável na região, com pancadas de chuva isoladas, especialmente nas áreas central e sudoeste do estado.

O início da semana chuvosa na cidade de Bonito afetou o nível do Rio Formoso, que subiu, mas com água turva e barrenta. Conforme é possível observar nas imagens, o rio está praticamente irreconhecível; a força da correnteza demonstra que o volume de água levou tudo o que vinha pela frente, o que deixou o Rio Formoso sujo.

De acordo com a Prefeitura de Bonito, choveu 190 milímetros na cidade nos últimos dois dias (domingo e segunda-feira). A força da chuva fez com que o Balneário Municipal fosse interditado ontem (27) devido ao volume de chuva que atingiu a cidade.

A medida também foi tomada por conta do nível do Rio Formoso, que subiu significativamente nos últimos dias, podendo colocar em risco a segurança dos banhistas.

Ao Campo Grande News, o prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues (PSDB), informou que um trabalho de manutenção das estradas vicinais está sendo feito para que a água acumulada nessas estradas não escoe para os rios, sendo esse um dos motivos da mudança de coloração no Rio Formoso.

Segundo o prefeito, algumas partes do Rio Formoso, acima do Balneário Municipal, já estão voltando para a sua coloração habitual.

Rio Formoso fica tomado pela lama após chuvas em Bonito
Registro de hoje (28) da sujeira da água do Rio Formoso (Foto; Direto das Ruas)

Porém, a limpeza total do rio depende da quantidade de chuva que ainda pode cair nos próximos dias na cidade.

"Os rios, quando enchem, já ficam limpos; a demora da limpeza depende da quantidade de chuva. Eu calculo que possam demorar uns cinco ou seis dias para o Rio Formoso voltar ao normal", disse Josmail.

O prefeito também confirmou que o volume de chuva fez com que atividades turísticas em Bonito fossem suspensas temporariamente, como passeios, por conta da alteração no rio.

Conforme noticiado pelo Campo Grande News a mudança provocou o fechamento da Gruta do Lago Azul no final de semana, monumento natural formado por duas cavernas com formações calcárias.

Rio Formoso fica tomado pela lama após chuvas em Bonito
Imagem de outro ponto do Rio Formoso na região do Balneário Municipal que segundo a prefeitura já está limpa (Foto: Divulgação)

No mês de agosto, o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) instaurou inquérito civil para apurar a construção de um açude às margens do Rio Formoso.

Nesta investigação, foi constatado o esvaziamento do lago por meio de canos, com o lançamento de água em área de mata próxima, causando o turvamento do Rio Formoso.

Tempo - A semana começou chuvosa em todo o Mato Grosso do Sul. Nuvens carregadas avançaram sobre o Estado, mantendo a possibilidade de pancadas de chuva em diversas regiões.

De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a tendência é de manutenção do tempo instável durante a semana, com pancadas isoladas típicas da primavera. A presença de umidade e o calor devem favorecer a formação de novas áreas de chuva, especialmente nas regiões Centro e Sudoeste do Estado.