A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 19 de Outubro de 2018

21/09/2018 12:01

Árvores por todo lado: um motivo a mais para amar Campo Grande

Na Capital, são 250 mil árvores plantadas parques, praças e calçadas, de acordo com a Semadur

Mayara Bueno e Danielle Valentim
Moradores escolhem mudas na manhã desta sexta-feira. (Foto: Henrique Kawaminami).Moradores escolhem mudas na manhã desta sexta-feira. (Foto: Henrique Kawaminami).

Já é famoso o título de cidade cheia de árvores que Campo Grande tem e, no Dia da Árvore, comemorado nesta quinta-feira (dia 21), não falta gente que ama plantas e enxerga no cultivo uma forma de "decorar" ainda mais a Capital.

A estimativa, de acordo com gerente de fiscalização de arborização e áreas verdes da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), Orsival Simões Junior, é que, a cada 100 casas da cidade, 96 tem árvores. Nas praças públicas, calçadas e parques, são 250 mil árvores.

Ações ao longo do dia tem, inclusive, incentivado o plantio. A Prefeitura de Campo Grande entregou nesta sexta-feira 4 mil mudas de goiaba, acerola, romã, pitanga, ameixa e jabuticaba. A entrega ocorreu no Paço Municipal e durou poucas horas, de tão grande a procura.

Elaine Ovando segurando a bolsa com as mudas escolhidas. (Foto: Henrique Kawaminami).Elaine Ovando segurando a bolsa com as mudas escolhidas. (Foto: Henrique Kawaminami).
Servidora entrega plantio até para quem passava de carro pela rua. (Foto: Henrique Kawaminami).Servidora entrega plantio até para quem passava de carro pela rua. (Foto: Henrique Kawaminami).

"Quero saber como elas vão desenvolver", contou Elaine Ovando, 41 anos, que pegou mudas de pitanga e romã.

"Eu tenho muitas plantas e incentivo meus filhos. Um deles, de nove anos, cidade uma horta sozinho. Uma plantarei no chão e outra no vaso".

O trecho da Avenida Fernando Corrêa da Costa entre a Rua Rui Barbosa e Avenida Calógeras também recebeu mudas.

Em frente ao Memorial da Cultura (antigo Fórum), por exemplo, foram plantas de amora e goiaba.

"Eu acho Campo Grande linda e arborizada.Tenho uma chácara e esse fim de semana será de plantio", comentou Francisca Neusa, 59 anos.

Para Karla Bureman, a vantagem de ter tanta árvore e vegetação, além de encher os olhos pela beleza, é tornar a cidade mais fresca e proporciona respirar melhor.

Ainda pelo Dia da Árvore, servidores da Secretaria de Cultura do município entregou mudas para os próprios trabalhadores. A ação foi feita em parceria com a Águas Guariroba. Entre as espécies distribuídas, moringa, genipapo, jacarandá e paineira.

Além do plantio e distribuição da muda, a Águas Guariroba junto com a Secretaria de Cultura promove de hoje até domingo (dia 23) o passeio Tour das Árvores com o City Tour. O ônibus percorrerá os locais que têm as árvores mais emblemáticas da região central. O ponto de partida do passeio é o Horto Florestal, mas as inscrições já estão esgotadas nos três dias.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions