ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JUNHO, TERÇA  25    CAMPO GRANDE 22º

Meio Ambiente

Às vésperas da frente fria, Capital registra queda de 12 graus em 8 horas

Campo Grande registra nuvens no céu em meio a alerta de baixas temperaturas; veja

Por Gustavo Bonotto | 13/05/2024 22:49
Nuvens fecham o céu na região do Bairro Santa Fé, em Campo Grande. (Foto: Maristela Brunetto)
Nuvens fecham o céu na região do Bairro Santa Fé, em Campo Grande. (Foto: Maristela Brunetto)

Sob alerta de frente fria para a semana, Campo Grande registrou queda drástica na temperatura durante a noite desta segunda-feira (13). Às 20h30, os termômetros da estação meteorológica do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) chegaram a marcar 19,9ºC, de um dia com máxima de 32ºC às 12h30.

O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) explica que o avanço da frente fria favorece a nebulosidade. Há baixa possibilidade de pancadas de chuva nas regiões sul, sudoeste e sudeste do Estado. O avanço de uma massa de ar frio e seco favorece a queda de temperatura, principalmente na região sul.

O fenômeno climático, no entanto, impedirá a formação de nuvens carregadas para os próximos dias. O último volume significativo foi em 17 de abril, com 24,8 mm, há exatos 25 dias atrás. Mais cedo, o meteorologista Natálio Abrahão Filho confirmou que a estiagem preocupa.

"Não adianta falar em chuva, porque não vem. As queimadas vão aumentar em todo o Estado. Não se iluda", comentou. Ele fala em água considerável, porque Campo Grande deve receber chuva fraca que vai trazer frio a partir do dia 17. O mesmo está previsto para todo Mato Grosso do Sul.

Parte dos municípios devem registrar temperatura mínima invertida, ou seja, a menor temperatura ocorre no fim do dia. O Inmet emitiu avisos para declínio de temperatura que vai da região sul, passando pelo sudoeste e chegando ao Pantanal sul-mato-grossense.

Ainda de acordo com a meteorologia, Campo Grande deverá ter máxima de 25°C e mínima de 17°C nesta terça-feira (14). Na quarta, máxima de 28°C com mínima de 15°C. As temperaturas voltam a subir na quinta, com máxima de 32°C e mínima de 25°C. Já a sexta encerrará a semana com máxima de 32°C e mínima de 21.°C.

Mapa do Inmet mostra os dois alertas de queda de temperatura. (Arte: Inmet)
Mapa do Inmet mostra os dois alertas de queda de temperatura. (Arte: Inmet)

Receba as principais notícias do Estado no WhatsApp. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram e TikTok

Nos siga no Google Notícias