ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Meio Ambiente

Bichos "nadam" no lixo no Lago do Amor, apesar de limpeza quinzenal

Caroline Maldonado | 10/09/2014 15:53
Até capacete aparece no lago (Foto: Marcelo Calazans)
Até capacete aparece no lago (Foto: Marcelo Calazans)
Lixo acumulado no lago da UFMS (Foto: Marcelo Calazans)
Lixo acumulado no lago da UFMS (Foto: Marcelo Calazans)

O local é área de lazer e ponto turístico, atrai famílias todos os finais de tarde, justamente porque é moradia para mamíferos, répteis e aves. Mas o entorno do Lago do Amor não parece ser o sonho de morada dos animais que vivem ali. As lixeiras estão todas destruídas e o lixo se acumula na margem do lago. Dentre os objetos que as capivaras e jacarés têm que contornar para sair da água, há garrafas, latinhas, recipientes de detergente, brinquedos, calçados e até capacete. Apesar da quantidade de sujeira, a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) garante que a última limpeza foi feita no último sábado (6).

Como o lago fica na área da universidade, a limpeza do local fica por conta da instituição. O trabalho é terceirizado e feito quinzenalmente, segundo o coordenador de operações e atendimento a comunidade, João Jair Sartorelo. Segundo ele, o serviço é incansável porque a população tem o hábito de jogar objetos no local, em especial nos finais de semana.

Adailton e o filho Diogo, de 7 anos: "Lixo faz mal para os animais" (Foto: Marcelo Calazans)
Adailton e o filho Diogo, de 7 anos: "Lixo faz mal para os animais" (Foto: Marcelo Calazans)
Cristiano frequenta o local com os amigos e diz que leva o lixo para casa (Foto: Marcelo Calazans)
Cristiano frequenta o local com os amigos e diz que leva o lixo para casa (Foto: Marcelo Calazans)

O lugar fica feio com a sujeira, mas esse não é o problema mais grave. A bióloga e médica veterinária Paula Helena Santa Rita explica que o lixo afeta diretamente a vida dos animais, provocando diversas doenças e situações que podem levar a morte. “Os salgadinhos que as pessoas consomem e jogam são ingeridos pelos animais e desencadeiam problemas hepáticos, que interferem diretamente na fisiologia do animal. Outro problema mais direto, são os preservativos que são encontrados ali, os animais ingerem e tem problema mecânico”, detalha.

“É a cultura das pessoas, acredito que somente com educação ambiental poderia mudar essa situação. Na universidade, nós fazemos um trabalho de conscientização interna, mas com a população a responsabilidade já é dos órgãos municipais e estaduais”, afirma João.

Capivara nada em meio ao lixo no Lago do Amor (Foto: Marcos Ermínio)
Capivara nada em meio ao lixo no Lago do Amor (Foto: Marcos Ermínio)

Alguns moradores das redondezas que visitam o lugar são mais radicais e afirmam que a única solução seria multar as pessoas que sujam a região. “O povo só se preocupa quando dói no bolso, só pelo dinheiro mesmo para as pessoas começarem a pensar antes de fazer isso”, sugestiona o estudante Cristiano Magno Severiano, 20 anos, ao garantir que leva qualquer lixo para casa quando sai da beira do lago, onde toma tereré com os amigos.

Turista na cidade, o ajudante de caminhão Adailton Souza, 40 anos, aproveitou a visita a Campo Grande e levou o filho de 7 anos para ver os animais. Alguns minutos ali e o jacaré deu o ar da graça a alguns metros da margem do lago. O menino Diogo Henrique viu o réptil pela primeira vez, mas quando questionado sobre a sujeira mostrou entender do assunto. “Isso faz mal, porque os animais morrem”, disse. O palpite do garoto para acabar com o problema é simples, o mesmo dos especialistas em meio ambiente. “Quando tem um lixo tem que ficar segurando até achar uma lixeira”.

Nos siga no Google Notícias