ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

Bombeiros e Ibama monitoram novos focos de queimadas em Corumbá

Fogo havia sido controlado na semana passada, mas voltou a se alastrar, segundo dados do Inpe

Jones Mário | 12/05/2020 10:00
Brigadistas do Prevfogo e Bombeiros controlaram incêndios florestais na semana passada (Foto: Divulgação/Ibama-MS)
Brigadistas do Prevfogo e Bombeiros controlaram incêndios florestais na semana passada (Foto: Divulgação/Ibama-MS)

A região de Corumbá, líder no País em queimadas desde o ano passado, voltou a registrar focos de incêndios florestais nos últimos três dias, com 23 pontos de calor identificados pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). A retomada do fogo é monitorada por Corpo de Bombeiros e Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis).

Conforme dados do Inpe, Corumbá já soma 1.392 focos de incêndios florestais só este ano, muito à frente da segunda colocada no ranking nacional, a mato-grossense Poconé, com 364 queimadas em 2020.

O registro de fogo no município sul-mato-grossense no Pantanal ainda é 133% superior a igual período do ano passado, quando foram detectados 597 pontos até o 11º dia de maio.

Os 15 brigadistas do Prevfogo (Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais) que atuavam no combate aos incêndios em Corumbá deixaram a base montada na Fazenda Jatobazinho no último dia 7 de maio, após sobrevoo constatar que chuvas minimizaram os focos.

Segundo o coordenador do Prevfogo no Estado, Márcio Yule, as ações extinguiram as queimadas na região da Serra do Amolar e evitaram o alastramento do fogo para o sul. Ele acredita que as precipitações entre esta terça (12) e quarta-feira (13) devem apagar os pontos de incêndio ainda persistentes em locais de difícil acesso por terra.

A assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiros também confirma a ocorrência de chuvas durante a tarde de ontem e madrugada de hoje. Os relatos são de tempo úmido e sem ocorrências de incêndio em vegetação no município de Corumbá.

Conforme estação automática do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), foram acumulados 7,2 milímetros de chuva de ontem para hoje em Corumbá. A previsão do tempo para amanhã também é de novas precipitações.

Nos siga no Google Notícias