ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
DEZEMBRO, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

Capital registra chuva leve antes de enfrentar pico de calor no feriado

Bloqueio atmosférico provoca mudança fraca ao anteceder calor extremo do Natal

Por Gustavo Bonotto | 23/12/2025 19:52
Capital registra chuva leve antes de enfrentar pico de calor no feriado
Homem caminha pela Avenida Gury Marques, durante garoa leve. (Foto: Juliano Almeida)

Chuva fraca começou a cair em Campo Grande no início da noite desta terça-feira (23). A precipitação veio acompanhada de ventos leves e sem registro de transtornos até o momento.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Chuva fraca atingiu diversos bairros de Campo Grande na noite desta terça-feira (23), com ventos que chegaram a 8 km/h e rajadas de até 16 km/h, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A precipitação foi rápida e de baixa intensidade. O fenômeno ocorre em meio a uma onda de calor que afeta o Centro-Sul do país. Mato Grosso do Sul deve enfrentar dias críticos entre quarta (24) e quinta-feira (25), com temperaturas superiores a 33°C, devido a um bloqueio atmosférico que dificulta a formação de sistemas de chuva mais organizados.

Moradores relataram chuva nos bairros Estrela do Sul, Vila Margarida, Vila Nasser, Coronel Antonino e Monte Castelo. Em alguns pontos, a chuva foi rápida e de baixa intensidade.

De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), os ventos chegaram a 8 km/h, com rajadas de até 16 km/h entre 16h e 19h.

Mais cedo, o instituto pontuou que o dia terminaria com chances elevadas de pluviosidade, como sinal de alívio térmico ao calor. O fenômeno é impulsionado por um bloqueio atmosférico que se estabelece sobre o Centro-Sul do país, dificultando a formação de sistemas de chuva mais organizados e favorecendo a persistência de temperaturas elevadas ao longo dos dias.

Esse padrão atmosférico deve manter as temperaturas máximas pelo menos 5°C acima da média climatológica para esta época do ano em diversas regiões, além de provocar madrugadas e manhãs bastante abafadas, reduzindo o alívio térmico noturno. Mato Grosso do Sul está entre os estados diretamente afetados pela onda de calor, que também atinge São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e o extremo sul de Goiás.

No caso específico de Mato Grosso do Sul, os dias mais críticos da onda de calor devem ocorrer entre esta quarta-feira (24), véspera de Natal, e a quinta-feira (25), dia de Natal, quando as temperaturas podem ultrapassar os 33°C. Após esse intervalo, a tendência é de que o calor perca força de forma gradual, embora as temperaturas sigam elevadas para a época do ano.