ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

Chegada da primavera traz instabilidade, mas temperaturas ficam acima dos 30°C

Nova estação começa às 22h53 deste sábado e termina no dia 21 de dezembro de 2018

Danielle Valentim | 22/09/2018 17:21
Temperaturas serão acima da média, principalmente no sul do Mato Grosso do Sul. (Foto: Kísie Ainoã)
Temperaturas serão acima da média, principalmente no sul do Mato Grosso do Sul. (Foto: Kísie Ainoã)

A primavera começa às 22h53 deste sábado (22) e segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) de hoje até quarta-feira (26), o calor e a umidade disponível formam áreas de instabilidade. Podem ocorrer pancadas de chuva de intensidade moderada, no oeste e sul de Mato Grosso do Sul, mas as temperaturas ficam acima dos 30°C.

Para amanhã, domingo (23), a temperatura mínima prevista para Campo Grande é de 22°C e máxima de 33°C. Em Dourados, mínima de 20°C e máxima de 32°C.

Nos próximos dias, as temperaturas sofrem elevação e ocorre baixa umidade do ar, no período da tarde. A partir de segunda-feira (24), o canal de umidade atua no Estado, promovendo pancadas de chuva especialmente no sul e oeste. Continua a baixa umidade do ar, nas demais áreas.

O que está previsto? A Região Centro-Oeste apresentou chuvas de normal a ligeiramente abaixo da normal durante o inverno, segundo sua característica climatológica, que é de baixa ou nenhuma pluviosidade.

Com a permanência das massas de ar seco e quente durante os meses de junho a agosto, as temperaturas médias foram acima da normal climatológica e favoreceu a ocorrência de queimadas e incêndios florestais, principalmente nos estados do Mato Grosso e Goiás.

Em alguns dias entre os meses de junho a setembro, a umidade relativa do ar apresentou valores abaixo de 20% nos horários com temperaturas mais elevadas. Já em localidades no sudoeste do Mato Grosso e leste do Mato Grosso do Sul, as temperaturas médias foram abaixo da média, devido a entrada de algumas massas de ar frio que passaram pelo Brasil.

A previsão para a primavera indica alta probabilidade das chuvas ocorrerem de normal a ligeiramente abaixo da normal em grande parte da Região Centro-Oeste, exceto no sudoeste do Mato Grosso do Sul e extremo norte mato-grossense, em que as chuvas serão mais regulares. As temperaturas serão acima da média, principalmente no sul do Mato Grosso do Sul.

Nos siga no Google Notícias