ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 33º

Meio Ambiente

Chuva retorna a Dourados com média de 20 milímetros e ventos leves

Município sofreu com onda de calor durante todo o mês de março

Por Gustavo Bonotto e Helio de Freitas, de Dourados | 14/04/2024 20:53
Céu fechado durante chuva leve na região central de Dourados. (Foto: Helio de Freitas)
Céu fechado durante chuva leve na região central de Dourados. (Foto: Helio de Freitas)

Após ficar quase 40 dias sem chuvas, Dourados acumula 20 milímetros de pluviosidade neste final de semana. O município, situado a 251 quilômetros de Campo Grande, sofria com baixas umidades desde março.

A precipitação foi calma nas regiões oeste, sul e área central. Segundo o boletim Guia Clima, atualizado neste domingo (14), a cidade douradense tem registro de ventos a 8 quilômetros por hora e umidade relativa do ar na casa dos 70%.

Ainda segundo o documento, elaborado pela Embrapa Agropecuária Oeste, uma forte onda de calor atingiu Mato Grosso do Sul em março. Foi o terceiro mês mais quente em Dourados desde 2001. Devido às chuvas escassas, os solos de Dourados, Rio Brilhante e Ivinhema encerraram o mês com condições insatisfatórias de umidade.

Já sobre a previsão, a empresa calcula volume médio de 111 milímetros para o mês de abril. No entanto, o acumulado da primeira quinzena, não chega a 20% do valor estipulado.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) reforçou o alerta para chuvas intensas no município. Válido até o fim da tarde de terça-feira (16), o novo aviso prevê a possibilidade de chuvas superiores a 100 mm e rajadas de vento que podem chegar aos 100 quilômetros por hora.

O alerta de cor laranja vale os municípios de Amambai, Anastácio, Angélica, Antônio João, Aral Moreira, Batayporã, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caarapó, Caracol, Coronel Sapucaia, Corumbá, Deodápolis, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul e Glória de Dourados.

Também estão em alerta Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jardim, Jateí, Juti, Laguna Carapã, Maracaju, Miranda, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Rio Brilhante, Sete Quedas, Sidrolândia, Tacuru, Taquarussu e Vicentina.

Receba as principais notícias do Estado no WhatsApp. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram e TikTok.

Nos siga no Google Notícias