ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Meio Ambiente

Com 35 dias sem chuva, bombeiros apagam 13 queimadas por dia

“A maioria é proposital”, afirma o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Marcos Meza

Anahi Zurutuza | 18/07/2018 12:07
Fumaça toma contado céu no bairro Chácara Cachoeira, onde terreno pegou fogo próximo a dois hospitais na manhã desta segunda-feira (Foto: Marina Pacheco)
Fumaça toma contado céu no bairro Chácara Cachoeira, onde terreno pegou fogo próximo a dois hospitais na manhã desta segunda-feira (Foto: Marina Pacheco)

A estiagem em Mato Grosso do Sul completa 35 dias nesta quarta-feira (18) e uma das consequências é o aumento no número de queimadas. Em Campo Grande, a média tem sido de 13 chamados por dia para o Corpo de Bombeiros combater fogo em terrenos baldios. No Estado, são 23 ocorrências registradas diariamente.

De 1º de janeiro a 17 de julho, foram 2.201 incêndios em matagais atendimento nas cidades de Mato Grosso do Sul, metade deles – 1.119 – em Campo Grande. Os números são 53% e 52% superiores aos registrados no mesmo período do ano passando, quando no Estado, os bombeiros foram chamados para 1.437 ocorrências e na Capital, para 736.

O tenente-coronel Marcos Meza, da assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiros e especialista a queimadas urbanas, explica que o tempo seco contribui para o aumento na estatística, uma vez que com a vegetação seca e o vento, as chamas se espelham com facilidade.

Ele lembra, entretanto, que a maioria dos incêndios são provocados. “A maioria é proposital. As pessoas colocam fogo para limpar o mato ou para queimar lixo, e tem os piromaníacos mesmo”.

Nesta manhã, os bombeiros foram apagar fogo em terreno próximo a dois hospitais da cidade, um deles o Proncor. As chamas se alastraram no bairro Chácara Cachoeira e os vizinhos, que enviaram vídeo ao Campo Grande News, reclamam que atendimento dos bombeiros demorou.

Os bombeiros vão a todos os locais para onde são chamados, mas admitem que a demanda é maior que a disponibilidade de equipes, o que pode atrasar o tempo de resposta do atendimento.

Atear fogo em terrenos baldios é crime ambiental previsto no artigo 250 do Código Penal. Quem for flagrado colocando fogo pode ser preso por até quatro anos, além de pagar multa. A população pode denunciar flagrante à polícia, pelo 190.

Tempo - A quarta-feira (18) já começou com alerta de baixa umidade do ar para 29 municípios, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Os níveis podem atingir 20%, abaixo do ideal para saúde humana conforme o recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde). Já são 35 dias de estiagem em todo o Estado e não há previsão de chuva até a sexta-feira (21).

Nos siga no Google Notícias