ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Meio Ambiente

Com 80 milímetros hoje, Dourados tem agosto mais chuvoso desde 2001

Córregos transbordaram, mas Defesa Civil atendeu apenas uma casa alagada em Dourados

Helio de Freitas, de Dourados | 18/08/2022 17:15
Agente da Defesa Civil caminha por área alagada em Dourados; chuva foi de 80 mm (Foto: Divulgação)
Agente da Defesa Civil caminha por área alagada em Dourados; chuva foi de 80 mm (Foto: Divulgação)

Agosto de 2022 já é o mais chuvoso dos últimos 21 anos em Dourados, a 233 km de Campo Grande. A Embrapa Agropecuária Oeste revela que o volume de chuva do dia 1º até hoje supera a precipitação acumulada nos 31 dias desse mês desde 2001, quando os dados começaram a ser registrados.

Nos 18 primeiros dias deste mês, a chuva acumulada em Dourados é de 178 milímetros – 80 dos quais caíram entre 0h e 13h desta quinta-feira (18). Cada milímetro corresponde a um litro de água por metro quadrado.

Conforme o pesquisador Ricardo Fietz, da Embrapa, até agora, o agosto mais chuvoso em Dourados tinha ocorrido em 2009, com 140 milímetros. Em 2020, a Embrapa registrou 117 milímetros de chuva durante todo o mês oito do ano em Dourados. No ano passado foram apenas 45 mm.

A chuva de hoje alagou alguns pontos da cidade fez córregos transbordarem, mas, segundo a Defesa Civil, apenas uma residência, na Vila Cachoeirinha (região sul de Dourados), foi inundada. O interior da casa foi alagado e móveis e outros objetos foram atingidos. Foi preciso bombear a água retida no quintal.

“Desde as primeiras horas do dia estamos na rua atendendo a população. Fizemos a drenagem de residência na Cachoeirinha e visitamos pontos na cidade que eventualmente têm alagamento, como medida de prevenção. Tivemos uma quantidade de chuva bem maior do que habitualmente”, afirmou o coordenador da Defesa Civil Rodrigo Vitorino da Cruz.

Defesa Civil se preparou para o frio previsto para amanhã e sábado em Dourados. “A previsão da frente fria é para várias regiões do Sul do Estado e a mínima prevista é de 5ºC. Já estamos preparados para atuar nas ruas com o projeto ‘Noites Frias’ em parceria com a Guarda Municipal”, disse Vitorino. A população de Dourados pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199.

Agente da Defesa Civil bombeia água da chuva que alagou casa na Vila Cachoeirinha (Foto: Divulgação)
Agente da Defesa Civil bombeia água da chuva que alagou casa na Vila Cachoeirinha (Foto: Divulgação)


Nos siga no Google Notícias