ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  17    CAMPO GRANDE 20º

Meio Ambiente

Com chance de bater recorde nacional, MS pode registrar 45°C na quinta-feira

Maior temperatura registrada no Brasil foi de 44,8ºC em cidade do Mato Grosso em 2020

Por Viviane Oliveira | 14/11/2023 10:59
Mulher caminhando com sombrinha para se proteger do sol forte (Foto: Paulo Francis) 
Mulher caminhando com sombrinha para se proteger do sol forte (Foto: Paulo Francis)

A onda de calor com alerta vermelho deve permanecer até a sexta-feira (17) com possibilidade de Mato Grosso do Sul bater os 45ºC, recorde nacional, no penúltimo dia, na quinta-feira (16).

Em 2020, a maior temperatura registrada no Brasil foi de 44,8ºC, em Nova Maringá (MT). No mesmo ano, em outubro, Água Clara perdeu por dois décimos, quando os termômetros registraram 44,6ºC, conforme o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

A meteorologista Andrea Ramos, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), explicou que Mato Grosso do Sul vem registrando temperaturas acima de 40ºC desde o dia 6. “É muito calor e há possibilidade de bater recordes. O Estado está sob a atuação de uma massa de ar quente e seco”, destacou.

Conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), além das altíssimas temperaturas, a umidade relativa do ar estará com valores entre 10% e 30%, bem abaixo do recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde), que é de 60%.

Há possibilidade ainda de pancadas de chuvas e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e queda de granizo. As instabilidades ocorrem em razão do intenso fluxo de calor e umidade, aliado ao aquecimento diurno, com destaques para as regiões sul. O recomendado é beber bastante água e evitar exposição ao sol nas horas mais quentes e secas do dia.

Mudanças no tempo - Conforme o Cemtec, a partir do dia 18 de novembro, entre os dias 19 e 20, a aproximação de uma frente fria deverá quebrar o bloqueio atmosférico e favorecer chuvas e tempestades no Estado. “A chuva vai aliviar um pouco, mas isso não significa que não vamos sentir calor. Estamos na primavera e vamos entrar para o verão com chuvas mais uniformes”, disse Andrea.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias