ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Meio Ambiente

Com chuvas constantes, ribeirinhos temem “supercheia” no Pantanal

Caroline Maldonado | 27/01/2016 08:56
Ribeirinhos acreditam que terão de deixar casas como em cheia ocorrida em 2014 (Foto: Divulgação/Ecoa)
Ribeirinhos acreditam que terão de deixar casas como em cheia ocorrida em 2014 (Foto: Divulgação/Ecoa)

Ribeirinhos e fazendeiros já se preparam para uma “supercheia” no Pantanal, que pode ocorrer caso as chuvas continuem elevando o nível dos rios. Apesar de ainda não haver um alerta de cheia extraordinária da entidade que monitora os rios na região, quem mora no local já prevê transtornos.

A catadora de iscas e moradora da comunidade tradicional de Porto da Manga, Elizete Soares, já pensa em como se organizar para não ficar ilhada. “Eu acho que vai ter uma grande cheia. A água vai chegar e não teremos espaço”, comentou. A comunidade em que ela mora fica no encontro do Rio Paraguai e a Estrada Parque Pantanal, a 60 quilômetros da cidade de Corumbá, considerada a Capital do Pantanal, a 419 Km de Campo Grande.

A 3 horas de barco da cidade, em comunidade a beira do São Francisco, Daniel de Moraes, garante que a cheia este ano será como em 2014, o último em que os rios subiram além do normal. Segundo o ribeirinho, nos últimos dez dias o rio Taquari subiu muito e próximo à sua caso, o nível da água está próximo de atingir os índices máximos observados anteriormente.

“A gente tá esperando uma enchente grande e acredito que será igual a de 2014. O lado do Taquari está tudo cheio, eu fui pra lá e tem muita água vindo”, disse Daniel. Os ribeirinhos já estão se preparando para saírem de suas casas e buscarem abrigo nas regiões mais altas.

Segundo a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), no Rio Cuiabá, na Estação de Porto Alegre, em Mato Grosso, o nível já está acima de 5,8 metros. No Rio Paraguai, na Estação de Porto Murtinho, a água está 5,4 metros acima do nível. Com isso, caso as chuvas continuem, terá “supercheia”. A Embrapa emitiu alerta para o nível do Rio Paraguai na semana passada, mas informou que só haverá supercheia se as chuvas continuaram constantes.

Além disso, o El Niño pode provocar mais chuvas para a região da BAP (Bacia do Alto Paraguai), conforme previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul).

As últimas grandes cheias no Pantanal foram em 2011 e 2014. Na primeira, fazendeiros perderam gado e ribeirinhos tiveram que deixar suas casas. No ano retrasado, os níveis do Rio Paraguai ultrapassaram os de 2011 em várias regiões como Cáceres, no Mato Grosso, e no encontro dos rios São Lourenço e Paraguai, onde as águas alcançaram 6,30 metros.

Nos siga no Google Notícias