A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 24 de Abril de 2019

02/01/2019 17:21

Com chuvas, Defesa Civil vê aumento do nível dos rios Paraguai e Taquari

Na região de Porto Esperança, em Corumbá, rio já superou a cota de inundação; Em Coxim, Taquari também supera o grau de alerta

Humberto Marques
Nível do rio Paraguai, em Corumbá, vem sendo monitorado pela Defesa Civil. (Foto: Segov/Divulgação)Nível do rio Paraguai, em Corumbá, vem sendo monitorado pela Defesa Civil. (Foto: Segov/Divulgação)

A Defesa Civil de Mato Grosso do Sul informou nesta quarta-feira (2) estar em alerta diante da situação de dois rios que, diante das chuvas registradas nos últimos dias, podem registrar inundações durante o período de maior incidência –até fevereiro–, nos municípios de Corumbá e Coxim. Ao todo, são monitorados 13 pontos no Estado para garantir a segurança da população nas próximas semanas.

Em Corumbá, o rio Paraguai ultrapassou na região de Porto Esperança a chamada “cota de inundação”, quando o leito ultrapassa as margens, de 5,83 metros. Lá, a água já chega a 6,65 metros.

“Entramos em contato com a coordenadoria municipal e não foram registradas ocorrências de inundação, mas estamos de prontidão caso seja necessário o suporte do governo do Estado”, explicou o coordenador da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Fábio Catarinelli, à assessoria do Executivo estadual.

Em Coxim, o rio Taquari chegou nesta quarta-feira a 4,17 metros. A cota de alerta do curso d’água é de 4,02 metros no município.

Nos outros 11 pontos de monitoramento do Estado, a situação é tratada como normal.

Até o final desta semana são aguardadas pancadas de chuva em todo o Estado, o que poderá elevar ainda mais o nível dos rios, conforme previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Já houve alguns sustos, como em Aquidauana, onde o nível do rio Aquidauana subiu dois metros em menos de 24 horas, baixando em seguida às vésperas do Réveillon. A possibilidade de cheias leva a Defesa Civil a realizar o monitoramento constante.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions