ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Meio Ambiente

Com sensação térmica de até 45ºC em 3 cidades, andar na rua “é impossível”

Em Coxim, estiagem na cidade completou 49 dias; Defesa Civil afirma que situação é suficiente para decretar situação de emergência

Liniker Ribeiro | 10/09/2019 18:48
Sol forte registrado na tarde desta terça-feira, em Campo Grande (Foto: Kísie Ainoã)
Sol forte registrado na tarde desta terça-feira, em Campo Grande (Foto: Kísie Ainoã)

O calor que vem castigando cidades sul-mato-grossenses tem registrado temperaturas recordes no Estado e elevado ainda mais a sensação térmica. Nesta terça-feira (10), dia mais quente do ano, até o momento, três municípios registraram máxima de 40°C. E, de acordo com o meteorologista Natálio Abrão, da Uniderp, a sensação foi ainda maior: 45°C.

As maiores temperaturas foram registradas em Bataguassu, Três Lagoas e Coxim, onde o calorão, aliado a longa estiagem, tem dificultado a rotina dos moradores. “É impossível andar na rua, temos que ficar dentro de casa debaixo do ventilador ou no ar condicionado”, revelou a empresária Bruna Mendes, de 22 anos.

Na cidade há cerca de um mês, ela conta ter sentido diferença no clima da Capital para a cidade do interior. “Aqui é muito mais quente, não venta, as árvores nem se mexem. Eu nunca passei tanto calor em Coxim como no último fim de semana”, revela.

A preocupação da moradora é ainda maior com o filho, de apenas quatro meses. “O calor tem dado alergia nele, que fica enjoado e a gente acaba tendo que dar vários banhos ao dia e deixar com o mínimo de roupas”, conta Bruna.

O forte calor, inclusive, tem preocupado a Defesa Civil do município. De acordo com o coordenador local, a estiagem que completa 49 dias tem tornado tudo ainda mais difícil.

“Aumentou o número de crianças e idosos com problemas respiratórios na cidade. Recentemente nós entregamos um relatório ao prefeito e a intenção é que seja decretado situação de emergência, já que além da estiagem, estamos enfrentando baixa umidade do ar e temperaturas baixas”, afirma Gilberto Portela Lima, da Defesa Civil.

Altas temperaturas – Os termômetros em Água Clara, Rio Brilhante, Santa Rita do Pardo e Selviria não registraram 40°C, mas ficaram perto disso. Nessas cidades, a máxima hoje foi de 39°C.

Bela Vista, Dourados, Itaquiraí, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Miranda, Paranaíba, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo e Sonora registraram 38°C. Porém, em todas as cidades a sensação térmica foi de aproximadamente 42°C.

Nos siga no Google Notícias