ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 18º

Meio Ambiente

De energia a piscicultura: MS tem 1.688 barragens registradas no Imasul

Do total, 81% são de pequeno porte, com capacidade de represamento inferior a 10 mil metros cúbicos

Aline dos Santos | 26/09/2021 17:34
Dados sobre barragens em Mato Grosso do Sul foram divulgados pelo Imasul. (Foto: Henrique Kawaminami)
Dados sobre barragens em Mato Grosso do Sul foram divulgados pelo Imasul. (Foto: Henrique Kawaminami)

Com usos diversos, que passam da geração de energia elétrica à piscicultura, 1.688 barragens construídas em cursos de água já foram regularizadas junto ao Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), órgão ambiental vinculado à Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).

O processo de regularização começou em 2015 e só neste ano, de janeiro ao dia 23 de setembro, 359 empreendimentos tiveram a documentação recepcionada junto à Gerência de Recursos Hídricos do Imasul.

Os dados foram apresentados na última sexta-feira (dia 24), durante o 2º Seminário Estadual de Segurança das Barragens.

Do total de barragens já regularizadas, 81% têm capacidade de represamento de água inferior a 10 mil metros cúbicos, portanto, são de pequeno porte. Para regularização junto ao órgão ambiental, basta que o empreendedor apresente a documentação necessária por via digital, através do Sistema de Gestão Ambiental do Imasul.

Já 499 barragens foram classificadas no tipo de empreendimento que precisa de um processo de outorga para uso dos recursos hídricos. Nesses casos, também o processo pode ser protocolizado por via digital, mas precisa da autorização do órgão ambiental para ser instalada.

Nos siga no Google Notícias