ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Meio Ambiente

Defensoria diz que Prefeitura não pode criar horário para o lixão

Nyelder Rodrigues e Mariana Lopes | 15/01/2013 20:46
Defensora Olga Lemos Cardoso fez registros do primeiro dia de reabertura e vai comunicar o juiz sobre a situação (Foto: Rodrigo Pazinato)
Defensora Olga Lemos Cardoso fez registros do primeiro dia de reabertura e vai comunicar o juiz sobre a situação (Foto: Rodrigo Pazinato)

A Defensoria Pública do Estado é contra as regras impostas pela Prefeitura de Campo Grande no lixão, reaberto nesta terça-feira (15), com horário de funcionamento.

Antes, quando ainda não havia sido fechado no final de dezembro de 2012, o aterro funcionava 24h, o que possibilitava que os catadores trabalhassem em vários horários.

Para a defensora pública Olga Lemos Cardoso, tudo está errado no local, e antes de ser impostas regras, deveria ter sido feito um acordo judicial.

“A liminar que eu tenho de abertura do lixão é para liberar o acesso a qualquer pessoa, e sem horário”, explicou Olga, que também afirmou que o aterro é um lugar público e não pode ter essas regras.

A defensora conversou com o prefeito Alcides Bernal (PP) por telefone, e ele disse que o horário das 8h às 18h foi estabelecido para a segurança do local. Para acesso dos compradores de material reciclável ao lixão também foi limitado, das 8h às 10h, o que atrapalha a compra, já que eles são obrigados a abandonar o material coletado durante o dia.

Mesmo da diante da alegação de Bernal que o horário foi pensado para garantir a segurança no local, Olga afirmou que nunca houve problemas no lixão, e que a Prefeitura não podia mudar a rotina dos catadores da forma como mudou, e que deveria oferecer mais estrutura para os catadores trabalharem ali.

A defensora Olga Lemos Cardoso esteve no aterro durante o final da tarde, quando foi comunicada sobre as regras da Prefeitura e reclamações dos catadores. Ela fez o registro fotográfico dos materiais coletados que tiveram que ser abandonados, e vai comunicar o juiz como foi o primeiro dia do aterro reaberto.

Um dos reclamava do horário é Luiz Henrique Berrocal. “É uma regra simples que eles querem cortar. Os catadores juntam o material de dia para vender a tarde, e juntam na madrugada para vender de manhãzinha”, explica.

Lixo coletado teve que ser largado pelos catadores por causa de problemas com o horário. Tudo foi registrado em foto pela defensora pública (Foto: Rodrigo Pazinato)
Lixo coletado teve que ser largado pelos catadores por causa de problemas com o horário. Tudo foi registrado em foto pela defensora pública (Foto: Rodrigo Pazinato)

Já o catador Márcio de Lima de Gomes, de 35 anos, e que trabalha no local há 15 anos, conta que juntou cerca de 1 mil quilos de papelão nesta hoje, mas teve que deixar tudo no lixão porque os compradores só podem entrar amanhã cedo.

“Quero que volte a ser como era antes. Acho que ninguém vai mexer lá, mas a gente fica inseguro que façam alguma coisa, como colocar fogo”, contou Márcio.

Outro catador que reclama é Pedro Monteiro, que tem 42 anos e trabalha como catador desde os 30. “Criei meus filhos aqui, e preciso colocar comida em casa”, reclama.

Ele chegou a trabalhar na UTR (Usina de Triagem de Resíduos) após o fechamento do lixão no final de dezembro, mas disse que não compensava financeiramente, já que o valor pago era de R$ 13 a 16 por dia, contra os R$ 150 de um dia no lixão.

Conforme o representante do consórcio Solurb, Gustavo Pitaluga, a empresa recebeu um ofício da Prefeitura, assinado pelo secretário de Infraestrutura, Transporte e Habitação, Semy Ferraz, com as regras, e agora a empresa a empresa apenas cumpre as determinações.

Nos siga no Google Notícias